Compra de ativos por investidores chineses “nem aquece nem arrefece” a economia nacional, diz António Costa da Silva no seu comentário semanal (c/som)

Publicado em Revista de Imprensa 03 abril, 2017

O deputado António Costa da Silva, eleito pelo círculo de Évora do PSD à Assembleia da República, no seu comentário desta segunda-feira, dia 20 de Março de 2017, começou por falar em torno das recentes notícias que dão conta que a justiça Suíça bloqueou 150 milhões de euros de pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro, no processo de desmantelamento do BES.

“Esta abertura dos bancos Suíços, esta possibilidade de se verificar os movimentos das contas, que nos venha a ajudar (…) para se descobrir, realmente, a verdade e o que foi feito”, começou por dizer o deputado e acrescentou, “eu acho que vão ser feitas descobertas enormes, e isso interessa-me saber quem é que de facto andou a meter lá dinheiro”.

Mediante as recentes notícias que indicam 13 mil milhões de euros para salvar bancos, o Comentador da Rádio Campanário começou por indicar que “esta notícia dos 13 mil milhões á notícia da Suíça, estão umbilicalmente ligadas”.

“Tudo indica que temos um conjunto de operações que foram cometidas com base na ilegalidade e que de facto fizeram com que os bancos chegassem aquela situação crítica “, disse António Costa da Silva.

130 anos de cadeia como sucedeu em outros países “não chega”, atirou o deputado e afirmou de seguida, “os bens dessas pessoas deviam ser arrastados para compensar de alguma forma este buraco enorme”.

Sobre os preços dos combustíveis, que segundo as recentes notícias irão aumentar, António Costa da Silva diz que os preços estão a aumentar no mercado internacional, e “tem feito com que os preços tenham aumentado, ai é uma situação que é o mercado a funcionar”.

“Quando o orçamento de Estado de 2016 foi aprovado, trazia associado um aumento de 6 Cêntimos mais IVA, que dá 7,2 Cêntimos por Litro de aumento do combustível só com um imposto”, referiu o Comentador, acrescentando que “quanto mais caro está o petróleo a nível internacional, também os impostos são agravados”.

Sobre o mesmo tema disse ainda que “o Governo enganou os portugueses quando disse que ia regularmente verificar esta situação, e compensar os portugueses com o aumento de impostos”.

No final do seu comentário, falou em torno das notícias que indicam que Portugal é um dos países com mais investimento Chinês, dizendo que “se estamos a falar de investimento produtivo, é entusiasmante para Portugal”, em contrapartida “se estamos a falar de compra de ativos, a posição não é assim tão boa”.

O Comentador da Rádio Campanário disse ainda que a compra de ativos “é importante para capitalizar as empresas, mas em termos de capacidade produtiva do pais não beneficiamos de nada de especial”, acrescentando “investimento produtivo é muito importante, capitalização das empresas é muito importante, compra de ativos nem aquece nem arrefece”.

Veja também...

Histórico de Notícias

« Abril 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30