João Oliveira (PCP) fala da sobre a nacionalização, ou não, do Novo Banco e da Divida Pública (c/som)

Publicado em Revista de Imprensa 11 janeiro, 2017

O deputado João Oliveira, eleito pelo círculo de Évora da CDU à Assembleia da República, no seu comentário desta quarta-feira, 11 de janeiro, falou sobre a possível nacionalização do Novo Banco e sobre a divida pública.

João Oliveira condena a resolução que o anterior governo encontrou para remediar os problemas da banca portuguesa. Mediante os empréstimos e garantias oferecidas ao Novo Banco, e refere ainda, que teme que sejam os Portugueses a pagar pelos erros cometidos, e relembra o caso do BPN onde o buraco do banco foi pago pelos contribuintes.

O deputado, receia o fundo Norte-Americano não seja o mais adequado, devido ao histórico de compra e que apresenta. Considerando que a venda do Novo Banco pode não ser a melhor solução, que poderá estar na espera pública, encarregando-se o Estado dos ativos do mesmo e propondo a sua integração a uma instituição bancaria.

João Oliveira condena os responsáveis pela dívida do banco e quem concedeu créditos sem receber garantias de resolução a pagar as dívidas do Novo Banco.

Sobre a divida pública o deputado considera que é um dos grandes problemas do pais evitando o investimento e estagnando o desenvolvimento.

Mesmo que no ano 2016 se tenha notado uma redução na divida publica, não foi suficiente para se prespectivar melhorias nos próximos anos, indicando que deve ser o Estado Português a tomar medidas evitando assim as incertezas dos Mercados e dos Bancos Europeus.

O Dr. João Oliveira refere que nenhum governo nos últimos anos decidiu propor a renegociação da divida, suportando sempre os encargos das propostas contrárias.

Indicando casos como os da Argentina e Equador que defenderam os seus interesses firmemente, renegociando a divida e assegurando o desenvolvimento dos pais nos anos seguintes.

Veja também...

Histórico de Notícias

« Junho 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30