7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

34ª Volta ao Alentejo foi apresentada e vai passar por Vila Viçosa. “É uma corrida sui generis, não tem alta montanha mas tem grandes retas que muitas vezes massacram a caravana”, diz Joaquim Gomes (c/som)

A “Alentejana”, a única prova no mundo em que nenhum ciclista conseguiu vencer por duas vezes, foi apresentada na tarde de terça-feira, dia 23 de fevereiro, em Évora, no Palácio D. Manuel.

Organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e pela Podium Events, a 34ª Volta ao Alentejo decorrerá de 16 a 20 de março num total de 907,5Km que vão terminar no centro histórico de Évora. São cinco etapas que percorrem as mais diversas geografias da região.

A passagem por Vila Viçosa acontece no segundo dia da prova, quando forem 12h16.

Depois de na edição anterior ter havido um número recorde de equipas participantes, na 34ª edição, estarão na meta de partida da primeira etapa instalada em Portalegre, 22 equipas, 10 estrangeiras e 12 portuguesas, num total de 175 corredores. De salientar que entre eles não consta nenhum vencedor da “Alentejana”, pelo que a tradição vai manter-se.

Para o diretor da prova, Joaquim Gomes, a Volta ao Alentejo, “é uma corrida sui generis, não tem alta montanha mas tem grandes retas que muitas vezes massacram a caravana e impõe chegadas que apesar de ser em plano, não são chegadas ao sprint, o pelotão apresenta-se muito fracionado”.

Para o antigo ciclista, o primeiro dia poderá ser decisivo, “pelas dificuldades do terreno, julgo que a primeira etapa que vai ligar Portalegre a Castelo de Vide em que nos últimos 50 KM temos pelo menos quatro prémios de montanha, alguns de grande exigência e conhecidos até da Volta a Portugal em Bicicleta, (…) Cabeço do Mouro, Monte Paleiros, Marvão e finalmente já bem perto de Castelo de Vide, a escalada à Senhora da Penha que depois do cansaço registado nas anteriores subidas, poderá definitivamente fracionar os grupos que resistam na frente do pelotão para uma chegada que manifestamente não vai ser ao sprint”.      

Relativamente às Etapas da 34ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola

1ª Etapa – 16.03.2016– Partida Simbólica: 12h00 – Portalegre / Castelo de Vide – 158 km

2ª Etapa – 17.03.2016– Partida Simbólica: 11h00 – Monforte / Montemor-o-Novo – 206,2 km 3ª Etapa – 18.03.2016 – Partida Simbólica: 11h20 – Portel / Beja – 186,6 km

4ª Etapa – 19.03.2016– Partida Simbólica: 11h20 – Aljustrel/ Grândola – 184,7 km

5ª Etapa – 20.03.2016– Partida Simbólica: 11h35 – Santiago do Cacém / Évora – 172,3 km

Participam na 34ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, 22 equipas em representação de 8 países de latitudes tão diferentes como Estados Unidos e Suécia. São 10 equipas vindas de fora que se juntam às 12 portuguesas entre Elite e Sub 23 num pelotão que terá 175 corredores e entre eles não consta nenhum vencedor da “Alentejana”.

A tradição vai manter-se: esta é a única prova por etapas do calendário UCI que nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo corredor.

As equipas da 34ª Volta ao Alentejo são as seguintes:

LA Alumínios – Antarte (Portugal)

Rádio Popular – Boavista (Portugal)

W52 – FC Porto (Portugal)

Sporting CP – Tavira (Portugal)

Louletano – Hospital de Loulé (Portugal)

Efapel (Portugal)

Anicolor (Portugal)

LibertySeguros – Carglass (Portugal)

Maia Bike Team (Portugal)

Goldwin – Team José Maria Nicolau (Portugal)

Sicasal – Constantinos-UDO (Portugal)

Moreira Congelados – Feira – Bicicletas Andrade (Portugal)

Bliz – Merida (Suécia)

Rally Cycling (Estados Unidos América)

USA Cycling (Estados Unidos América)

Axeon – Hagens Berman (Estados Unidos América)

Euskadi Basque – Murias (Espanha)

Lokosphinx (Rússia)

Metec TKH Continental (Holanda)

Team COOP – Oster HUS (Noruega)

Team Fixit. No (Noruega)

Klein Constantia (República Checa)

Populares