13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo receberá esta semana mais de meia centena de médicos em regime de internato

Vão iniciar internato esta sexta-feira, 6 de janeiro, 52 médicos que ficarão dispersos pelos 4 hospitais da Região Alentejo.

Este início de funções, vem na sequência de 103 vagas abertas para este internato, sendo que neste grupo, 39 escolheram o Alentejo como 1ª ou 2ª opção, 9 tinham outras opções e 4 não referiram nenhuma instituição para realizar o estágio e aceitaram as vagas do Alentejo.

Estes internatos decorrem no HESE, ULSBA, ULSNA, ULSLA e ACES Alentejo Central, destes 52, 11 médicos internos já fizeram o internato de ano comum, em algum dos serviços da Região Alentejo.

Todos os internatos têm legislação específica, os Internos ao fazerem o internato no Alentejo ou noutra zona do país, obedecem às mesmas regras.

No processo formativo dos Médicos em fase de internato, estão envolvidos muitos “atores”, para proporcionar o melhor internato possível (Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos, Conselho Nacional para o internato Médico, Administração Central dos Serviços de Saúde, Comissão Regional do Internato Médico, Coordenadores de Internato de Medicina Geral e Familiar e de Saúde Pública, Diretores de Internato Hospitalares e Orientadores de Formação em todos os níveis de cuidados).

O início deste internato ficará marcado com uma cerimónia de boas vindas, marcada para as 15 horas na sala de reuniões do Hospital do Espírito Santo (HESE, EPE), em Évora, e será transmitida por videoconferência para as três Unidades Locais de Saúde do Alentejo, Baixo Alentejo (ULSBA), Litoral Alentejano (ULSLA) e Norte Alentejano (ULSNA), contanto com a presença do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e dos respetivos Conselhos de Administração, bem como dos seus médicos internos.

Estará também presente a Presidente da Comissão Regional do Internato Medico do Alentejo (CRIM A), Dr.ª Tereza Sequeira Lopes e o Representante da Unidade de Planeamento da ARS Alentejo, Dr. Adriano Natário.

Populares