14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

As reações do Presidente de Estremoz e do Presidente da Turismo Alentejo, à classificação do Figurado em Barro (c/som)

A “Produção de Figurado em Barro de Estremoz”, conhecida por Bonecos de Estremoz, foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

A integração da Lista Representativa ocorreu hoje, dia 7 de dezembro, na 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, a decorrer nas Ilha de Jeju (Coreia do Sul), desde o dia 4 e até ao dia 9 de dezembro.

Em declarações à Rádio Campanário, Luís Mourinha, Presidente da Câmara de Estremoz, afirma ser um momento de “felicidade e orgulho de ter um concelho onde temos uma coisa que é única no mundo”.

O autarca compara o sentimento à emoção sentida aquando do nascimento do filho, ou da eleição como Presidente de Câmara.

Os Bonecos de Estremoz, reforça, são uma produção única da cidade, uma vez que, enquanto “todos os outros são esculpidos” os figurinos criados em Estremoz são “vestidos”.

“Faz de conta que o nosso artesão é um alfaiate” e veste o boneco, “transmitindo para o futuro aquilo que é a nossa cultura” e “a nossa história”.

“Temos aqui um conjunto de figuras que transmitem tudo o que nós somos”, afirma ao autarca relativamente às mais de cem figuradas inventariadas.

“Estamos convencidos que a procura vai ser grande”, declara o presidente de Estremoz, afirmando que para o município, a certificação significa “novas exigências”, que passam pela criação de “um equipamento” lúdico, de estudo e formação, com “permanência de pessoas que possa praticar a arte”, sendo igualmente necessário cativar os jovens para a arte.

António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em declarações à RC, afirma ser um momento em que simultaneamente “sentimos uma alegria e um choro enorme de emoção”.

A classificação do figurado de Estremoz como Património Cultural Imaterial da UNESCO, é “um momento muito feliz” e de um “orgulho muito especial” para a cidade, para os alentejanos, sendo também “uma vitória para o país”.

Pela vitória, Ceia da Silva felicita toda a equipa do Museu de Estremoz, responsável pela candidatura, e aponta como relevante a “estratégia identitária” adotada pela região, de valorização do património e cultura.

“É o 5º selo consecutivo, somos os únicos no mundo” a atingir essa meta.

Avança que estão a ser criadas “rotas do património cultural imaterial”, nos quais serão integrados os Bonecos de Estremoz, possibilitando ao turista descobrir não só património classificado pela UNESCO, mas também o que poderá ser classificado

O Figurado em Barro de Estremoz é uma arte popular com mais de 300 anos, cuja candidatura a património foi apresentada no dia 22 de março de 2016 e aceite pela UNESCO em 21 de novembro do mesmo ano. Com cores garridas, este património cultural de Estremoz e de Portugal, retrata o quotidiano rural e urbano das gentes alentejanas.

 

Populares