Evora

Centro comercial na zona histórica de Évora continua a ser uma hipótese, diz Presidente da Câmara Municipal (c/som)

Publicado em Regional 19 outubro, 2017

A instalação de um centro comercial junto à Porta de Aviz e do centro histórico de Évora, com vista à sua revitalização, é um projeto que a cidade tem vindo a aguardar.

Tendo decorrido concurso público para a instalação de investidores, o mesmo não obteve compradores para os lotes municipais. Entretanto, surgiu um outro centro comercial na periferia da cidade, que será inaugurado no próximo mês de novembro.

Em declarações à Rádio Campanário, Carlos Pinto Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, afirma que, mantendo a intenção para os terrenos junto à Porta de Aviz, a “questão” será reequacionada.

O projeto para o “Évora Fórum dispunha de uma licença […], que foi utilizada dentro dos prazos” tendo o mesmo avançado.

Relativamente à superfície comercial idealizada para o centro histórico, “foi aprovado por amplo consenso, a venda do terreno […] junto à Porta de Aviz”, para essa finalidade. O concurso, contudo, ficou deserto, questão que será reequacionada “no início do novo mandato”, avança o autarca reeleito.

Algumas das questões levantadas por possíveis investidores, prenderam-se com a exequibilidade dos projetos dentro dos prazos determinados pelo município, com “questões relacionadas com o estacionamento” e com “o jardim de infância que está naquele terreno”.

Estas questões, contudo, não são estruturais, tencionando o autarca que sejam clarificadas “no caderno de encargos”.

Questionado se o interesse dos referidos investidores se mantem, Carlos Pinto Sá declara que, “se a assembleia municipal assim o decidir”, o concurso será reaberto, dando oportunidade aos mesmos para manifestarem o seu interesse.

“Continua de pé a hipótese de a Câmara alienar o terreno” para os mesmos fins, conclui, uma vez que “o plano de urbanização da cidade de Évora” prevê a utilização daquela zona, apenas para fins comerciais.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30