Bencatel

Comunicado da Câmara Municipal de Vila Viçosa à população sobre a falta de água em Bencatel

Publicado em Regional 15 agosto, 2017

Na sequência da recente falta de água na Freguesia de Bencatel, a Câmara Municipal de Vila Viçosa emitiu esta semana o seguinte comunicado:

O fenómeno hidrológico de “seca severa” e “seca extrema” que ocorre no Alentejo e se faz sentir também no concelho de Vila Viçosa, afeta particularmente os habitantes da freguesia de Bencatel.

Os níveis de água nos furos de captação têm baixado significativamente, levando já ao colapso total do furo da “Lagoa”.

Tem sido elevado o esforço dos serviços municipais para tentar manter o abastecimento de água à população de Bencatel, sendo adquirida uma bomba nova e mais potente para o furo da “Nora”, aumentando-se também a sua profundidade de captação. No entanto, algumas avarias mecânicas não têm permitido o cabal desempenho dos equipamentos instalados.

Conhecendo-se a manutenção e prolongamento, por tempo indeterminado, das atuais condições meteorológicas, nomeadamente a ausência de chuvas, a Câmara Municipal de Vila Viçosa já tomou outras medidas que vão permitir manter o abastecimento de água à população de Bencatel, estando já o depósito a ser abastecido com cisternas e autotanques, enquanto procedemos à revisão técnica dos furos.

Face à condição generalizada do abaixamento dos níveis de água nos furos de captação e à previsão prolongada da falta de chuva, é fundamental que os consumos no concelho diminuam, fazendo o apelo para que o uso de água seja regrado e se restrinja ao essencial, designadamente à preparação dos alimentos e refeições e aos hábitos de higiene e limpeza pessoal.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa continuará a desenvolver todos os esforços para repor, quanto antes, a normalidade do abastecimento de água em Bencatel.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30