15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Florbela Espanca, “um nome marginalizado” que podia ser “salvaguardado” diz Tiago Salgueiro (c/som)

Tiago Salgueiro que esteve á conversa com Rádio Campanário, por ocasião do lançamento de um livro sobre o património de Ciladas, deixou em aberto a possibilidade de um trabalho de investigação em torno da reconhecida poetisa calipolense Florbela Espanca.

O Investigador refere já ter feito alguns trabalhos em torno da poetisa, mas reconhece não ser um “especialista” e que a figura da Florbela Espanca “é uma figura importantíssima para Vila Viçosa”.

“Creio que tem sido um nome marginalizado ao longo das ultimas décadas”, menciona o investigador, e segundo ele há algumas coleções e edifícios “que podiam ser salvaguardados” e chamar á atenção para essa memória é “fundamental”.

Em torno de iniciativas, Tiago Salgueiro refere uma proposta apresentada nas redes socias para “a criação de uma casa museu” em Vila Viçosa, e menciona que “temos alguns edifícios que podiam albergar esse objetivo”.

Segundo o investigador Tiago Salgueiro a adição de uma casa museu com o nome de Florbela Espanca “seria, sem dúvida, um acrescento muito grande relativamente ao panorama cultural” que temos nesta localidade, e indica o “espólio fotográfico do grupo de amigos de Vila Viçosa” e nomes como Henrique Pousão e Espiga Pinto, acrescentando que “temos aqui muitos elementos que podiam fundamentar ou consolidar um projeto de uma casa”.

Estes elementos “podiam ser utilizados do ponto de vista turístico”, refere Tiago Salgueiro e menciona também “a questão política” e refere que “há sempre prioridades, há sempre outros projetos que acabam por se antecipar”.

O Investigador diz ainda que, talvez, no futuro “o nome de Florbela espanca possa ser devidamente valorizado” e que se possa criar “um centro interpretativo, uma casa museu, um conjunto de colóquios que abordassem a obra”.

Populares