13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo e município de Portel trabalham para ter Plano Contra Incêndio aprovado em Abril (c/som)

À margem da discussão pública do Programa Regional de Ordenamento Florestal do Alentejo (PROF), quando questionado sobre o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) dos municípios alentejano o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, afirma que o Governo está “a trabalhar para que a 31 de Março fique resolvido”.

Segundo o Miguel Freitas, o governante confirma que o ministério está “a trabalhar e a sensibilizar os municípios”, sobre o qual, sustenta que os autarcas “sabem bem o que têm a perder se não tiverem os planos municipais aprovados”.

Miguel Freitas diz ainda que da parte dos autarcas “existe uma enorme predisposição para trabalhar”, depois do Governo ter elaborado um guia para a elaboração dos planos, simplificar procedimentos e encurtar os prazos”.

José Grilo, presidente da Câmara de Portel, um dos municípios que havia optado por outras soluções que não este plano, confirmou à Rádio Campanário “dois planos em elaboração”, entre os quais o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e o Plano Municipal de Proteção Civil.

O autarca objetiva ter o plano aprovado a 31 de Março, algo ambicionado também pelo secretário de Estado das Florestas, que apesar de não se ter recorrido ao PMDFCI anteriormente, recorda que o município alentejano “houve sempre os Planos Operacionais, que na prática foi a limpeza das estradas municipais”.

Questionado sobre a alteração de posição perante o referido Plano, José Grilo realça que “apesar de não concordarmos com o plano anterior, não impediu de termos os nosso planos operacionais”.

Com a entrada em vigor do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios o autarca refere que o executivo “quer em revisão” o Plano de Ordenamento da Albufeira de Alqueva, “para aproveitamento do grande lago de Alqueva”.

Populares