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Igrejas de Senhor Jesus da Piedade (Elvas) e Santa Barbara (Borba) classificadas de Interesse Público

Dois monumentos no distrito de Évora e um no distrito de Portalegre foram esta sexta-feira (25 de Julho) classificados pelo Governo Português como monumentos de interesse público.

A Secretaria de Estado da Cultura classificou como monumento de interesse público a Igreja do Senhor Jesus da Piedade em Elvas, no distrito de Portalegre, a Igreja de Santa Barbara, em Borba e a Ermida de São Pedro da Ribeira, em Montemor-o-Novo, ambas no distrito de Évora.

De referir que com a classificação da Igreja de Santa Barbara em Borba, foi fixada uma zona especial de proteção do mesmo monumento.

A Igreja do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, constitui um dosmais significativos exemplos das experiências barrocas da arquiteturaportuguesa de Setecentos, marcada por um forte ecletismo.No entanto, e ao contrário do que acontece noutros templos alentejanos,inscritos no ciclo de influência de Mafra, o modelo do Senhor Jesusda Piedade parece derivar diretamente da convergência entre a tradiçãonacional e o barroco da Europa Central.Edificada em 1753, a igreja veio substituir uma pequena capela construídapoucos anos antes

A Igreja de Santa Bárbara é um pequeno templo de fundação quinhentista, cuja construção se destinava a servir os trabalhadores das muitas quintas agrícolas então existentes nos arredores de Borba, e que foi paroquial da antiga freguesia rural com o mesmo nome.

Apesar de constituir um singelo modelo arquitetónico regional, de linhas depuradas e caráter pouco erudito, o edifício é particularmente harmonioso e bem integrado na envolvente, sendo revelador da devoção popular que o tornou centro de um movimento regular de culto e romarias.

– A Ermida de São Pedro da Ribeira, de suposta fundação tercentista, foi reconstruída no início do século XVI para albergar a irmandade dos Fiéis de Deus, como atesta a lápide comemorativa colocada no interior. O templo, ao qual foi acrescentada no século XVIII a atual galilé, de cinco arcos redondos, resulta essencialmente da remodelação tardo -quinhentista

 

do edifício manuelino, do qual integra diversos elementos estruturais. A ermida destaca -se sobretudo pelo rico programa decorativo do interior, que inclui um conjunto de pinturas murais dos séculos XVI e XVII, cuja principal composição é o fresco tardo -gótico da parede fundeira da capela -mor, figurando São Pedro no trono papal, com as insígnias tradicionais, rodeado por cenas rurais em planos distintos (onde se inclui a exótica representação de um elefante), de evidente matriz erudita, apesar da fatura ingénua e popular.

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