13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais de 1 milhão de euros para ampliação das Urgências do Hospital do Litoral Alentejano (c/som)

O Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, terá concluída a obra de ampliação da Unidade de Urgências até Outubro deste ano, um investimento com a monta de 1,2 milhões de euros e que é considerado “uma intervenção muito necessária” pela administração da unidade de saúde.

Em declarações à RC, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo, reconhece que a unidade médico-cirúrgica daquele hospital, atualmente, “tem uma dimensão muito pequena”, permitindo apenas “vagas para quatro doentes que necessitem de ficar sob observação”.

Para além do número de camas, o espaço “não é o mais adequado para um serviço de Urgência”, e de forma a oferecer melhores condições “vai ser feito um acréscimo daquele que é o atual serviço, com remodelação do seu interior”.

Segundo o presidente da ARS Alentejo, a obra “é uma alteração que já está a ser efetuada, deverá terminar, provavelmente, em Outubro e corresponde a um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros”.

Questionado sobre o aumento do número de camas, José Robalo refere que “aquilo que está relatado são 10 camas”, estando seguro de que com certeza que o espaço “vai permitir outro tipo de acolhimento [como macas e cadeirões] e uma maior racionalidade no próprio seguimento dentro da Urgência”.

Quanto à variação do número de profissionais, o responsável afirma que “provavelmente irá exigir um ajuste no número de profissionais”, prevendo que, com a criação de novas salas e áreas de observação, tenham que “despender de muitos mais recursos humanos (…) e que tenham um conjunto de recursos em termos técnicos que permitam uma melhor observação”.

Populares