23.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O novo boletim de vacinas eletrónico, irá “rentabilizar recursos, fazer partilha de informação, garantindo a segurança dos utentes” diz Diretor da ARS José Robalo (c/ som)

Com o objetivo de informatizar todo o sistema de saúde está, em fase de implementação o sistema de boletins de vacinas digitais, no Litoral Alentejano.

“As vantagens prendem-se com o preenchimento (do boletim) em qualquer local do país”, explica José Robalo, Presidente do Conselho Diretivo da ARS do Alentejo.

Experimentalmente, o projeto nacional está a ser aplicado a cem mil utentes, mas prevê execução nacional até ao final do ano. O método possibilitará um registo vacinal eletrónico, com respetiva consulta e vacinação do utente, possível em todo o Serviço Nacional de Saúde.

Prevê-se, “se se vier a verificar as vantagens, que isso possa ser implementado em toda a região Alentejo”, acrescenta, explicando que “as pessoas não precisam trazer o cartão, nem precisam de ir a um local fixo da sua região”.

O registo estará acessível a qualquer médico ou enfermeiro, em todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, e a todos os utentes através da área do cidadão do portal do SNS.

Após atualização e modernização do software presente nas unidades de saúde, prevê-se que os doentes possam realizar pedidos de credenciais telefonicamente, e os seus médicos possam receber por via eletrónica, resultados de análises laboratoriais prescritas e de exames médicos dos seus utentes. O objetivo final é “rentabilizar os recursos, fazer partilha de informação, garantindo obviamente, toda a segurança sobre essa informação”, conclui o presidente da Administração Regional de Saúde.

Populares