Igreja

O povo português e o nosso Alentejo, em particular, é um povo Mariano (c/som)

Publicado em Regional 13 fevereiro, 2017

Fátima, na sua aparição, demonstra predileção pelo nosso povo e trouxe-lhe uma mensagem através de três crianças – os Pastorinhos. O povo português transmite a fé da sua alma Mariana , bem patente no Santuário de Fátima. Sempre que a imagem de Nª Srª se desloca a uma povoação, é bem patente esse fervor. E Borba não foi exceção, também teve um mar de gente na receção da sua imagem.

À questão de porque a devoção à Nª Srª da Conceição não atinge a mesma expressão que acontece com Nª Srª de Fátima, o Arcebispo D. José Alves responde que “conseguiu noutros tempo”,  que a perspetiva terá de ser analisada do seguinte modo: Maria, mãe de Jesus e nossa mãe é uma pessoa concreta e única, mas possui muitas representações, muitas imagens, sob muitos títulos, associados a acontecimentos históricos e diferentes locais, o que lhe confere diferentes designações. Mas Maria é só uma!

Na atualidade, todo o povo manifesta um carinho especial por Nª Srª de Fátima, porque foi um facto recente e que ainda se reflete nos nossos tempos. Fátima foi crescendo e desenvolvendo-se, tal como o seu Santuário. A sua mensagem deu-se para o mundo, através de crianças reconhecidas pela sua fé e grau de santidade muito elevado.

Nª Srª da Conceição é venerada pelo povo português e profundamente ligada a Vila Viçosa, por laços históricos e geográficos, pelo seu santuário. Consegue o apogeu da sua fé e a sua projeção nesta vila, porque noutros tempos todo o povo português estava orientado para Vila Viçosa. Todas as igrejas portuguesas têm uma imagem de Nª Srª da Conceição.

Fátima deu-se num contexto de guerra mundial, no qual as pessoas tentam encontrar uma mensagem de paz. E vivemos, ainda, num contexto em que a guerra está sempre presente.

A diferença é a História e a mensagem de Nª Srª que se dirige a todos e a cada um em concreto, desde crianças a adultos. Foi por isso que Deus escolheu como interlocutores, três crianças, capazes de lhe chegar com a sua simplicidade, exemplo a tomar por nós, adultos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30