regional

Potencial geológico do Alentejo leva Ozdogu a pedir direitos de pesquisa e prospeção (c/som)

Publicado em Regional 18 abril, 2017

A empresa Ozdogu Portugal Mining and Exploration Lda., apresentou à DGEG e ao Governo português, dois pedidos de atribuição de direitos de pesquisa e prospeção, para o sector mineiro.

A Ozdogu é uma empresa turca de extração mineira e de fabrico de produtos de ferro-níquel, a operar na Turquia, sendo a maior exportadora do sector, do país.

Em Dezembro de 2016, a empresa decidiu diversificar o investimento, abrindo a subsidiária Ozdogu Portugal.

A Rádio Campanário falou com Luís Martins, Diretor Geral da subsidiária portuguesa, que justificou esta escolha com “duas razões fundamentais. Em primeiro lugar, pelo potencial geológico, ou potencial mineiro que Portugal apresenta […]. Por outro lado, também, pela estabilidade legal, social e política do país”.

No território nacional, a empresa iniciou atividade com “alguns pedidos para prospeção e pesquisa à Direção Geral de Energia e Geologia e ao Governo português”, que abrangem dois sectores da faixa piritosa ibérica, no território português, devido às caraterísticas geológicas da mesma.

“O sector de Ourique” e o “sector do Cercal do Alentejo”, abrangem concelhos do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, onde as “mineralizações que ocorrem em toda essa faixa, caraterizam-se por possuírem diferentes metais em que os principais são o cobre, o zinco e o chumbo. O nosso principal interesse é exatamente nesse tipo de metais”.

Caso os direitos das áreas sejam atribuídos à empresa, serão realizadas atividades de prospeção e pesquisa, para aferição da existência de “um depósito suficientemente atrativo do ponto de vista económico”, e com potencial geológico que garanta a viabilidade da futura exploração.

O diretor refere ainda, que se ambiciona que se venha a “afetar as respetivas regiões em termos de desenvolvimento económico e social”, de forma positiva, como acontece com as minas ativas nos concelhos de Castro Verde, Almodôvar e Aljustrel.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30