19 fevereiro, 2018
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Evora

Serviço de Oncologia do Hospital de Évora a funcionar sem enfermeiros da especialidade (c/som)

Publicado em Regional 18 janeiro, 2018

Inesperadamente, o Serviço de Oncologia do Hospital do Espirito Santo de Évora ficou com o corpo de enfermagem daquela especialidade deserto esta quinta-feira (18 de Janeiro), estando as funções a ser garantidas por enfermeiros de outro serviço.

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, disse à Rádio Campanário que os enfermeiros foram deslocados de outros serviços a fim de assegurar o normal funcionamento da unidade de Oncologia, que não sendo profissionais desta especialidade, estará lá um médico especialista para “tirar todas as dúvidas que possam surgir”.

Segundo presidente da ARS Alentejo, a situação aconteceu porque dois enfermeiros estavam de baixa e outros dois não compareceram ao serviço pelo mesmo motivo, e para resolver a situação a administração do Hospital decidiu “substituir” os profissionais de baixa por enfermeiros de outros serviços, “optando-se por colocar um médico que possa permitir que estes enfermeiros possam desenvolver a sua atividade em segurança”.
Para a especialidade médica de Oncologia “há a necessidade de haver integração” pela falta de experiência dos profissionais nesta especialidade, refere José Robalo, indicando que a situação manter-se-á até que “os próprios enfermeiros possam regressar aos seus postos de trabalho”.

No entanto, “a integração destes enfermeiros vai prosseguir de forma a garantir que a prestação de cuidados aos doentes não é posta em causa”, esperando que seja feita “de forma um pouco mais acelerada” do que o habitual.

Contactada pela RC, a administração do Hospital respondeu através de mail, onde escreve que “por motivo inesperado, a equipa de enfermagem do Serviço estava incompleta esta manhã. Face a esta situação, a Direção de Enfermagem mobilizou outros recursos, de modo a garantir a funcionalidade do Serviço e a prestação de cuidados e tratamentos aos doentes”, garantindo que “ os tratamentos que tinham indicação clínica para serem realizados hoje, estão a decorrer de acordo com o previsto”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28