Vila Vicosa

Vila Viçosa: Casa Dr. Barata dos Santos declarada Monumento de Interesse Público (c/fotos)

Publicado em Regional 21 outubro, 2017

Conforme a Rádio Campanário noticiou em Abril do corrente ano, Casa Dr. Barata dos Santos, em Vila Viçosa, iria ser classificada como monumento de interesse público, decisão que foi agora tomada e publicada em Diário da República, pelo Ministério da Cultura.

Este imóvel fica situado perto do Castelo de Vila Viçosa, na Praça Infante de Lacerda que interseta a Rua António Joaquim Barros, a arquitetura tem um estilo característico e esteve a cargo dos Arquitetos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira.

Assim, de acordo com a Portaria publicada “o caráter matricial do bem, ao génio do respetivo criador, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.”, levaram à classificação deste monumento.

No documento agora publicado pode ainda ler-se uma breve história desta casa, onde é referido que “esta casa-pátio unifamiliar, concebida e construída na transição das décadas de 50 e 60 do século XX, destaca-se não apenas pela notoriedade do gabinete do seu autor, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira, e dos seus colaboradores Nuno Portas e Pedro Vieira de Almeida, mas igualmente porque a sua conceção foi alvo de uma profunda e inédita reflexão teórica, quando a arquitetura e o urbanismo em Portugal se balizavam pelos paradigmas da «arquitetura de regime» do Estado Novo, que se queria definitivamente superado, e pelo retomar do Movimento Moderno, agora atento à cultura tradicional.

O projeto, no entanto, ultrapassou estes horizontes, introduzindo referências até então inéditas no país, conjugando citações eruditas (Frank Loyd Wright, Carlo Scarpa, Alvar Aalto) e inovações cultas com uma matriz popular, mediterrânica e intimista. Soube ainda estar exemplarmente à altura da responsabilidade da intervenção moderna no tecido urbano histórico de Vila Viçosa, marcado pela homogeneidade de um casario tradicional pontuado por imóveis de grande valor cultural, cujas vistas foram cuidadosamente integradas na habitação.”

Em abril deste ano a Rádio Campanário foi conhecer esta casa, pelo que lhe mostra de seguida as imagens do exterior e do interior deste imóvel agora classificado como Monumento de Interesse Público:

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30