10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba recebe visita de comitiva de embaixadores com propósito “cultural e comercial”, diz António Anselmo (c/som e fotos)

O município de Borba recebeu no passado sábado, 14 de abril, a visita de cinco embaixadores, com o intuito de fortalecer os laços de amizade e culturais.

À RC, António Anselmo, presidente do município borbense, declara que a receção aos embaixadores da Moldávia, Finlândia, Cabo Verde, Peru e Israel tem como interesse “promover Borba e o concelho num todo”.

Segundo o autarca, a visita é organizada com propósito “cultural”, esperando ter “contactos com comerciais para poder vender aquilo que é nosso, vinhos, mármores, azeites queijos”, exemplificou.

“Borba em termos históricos e culturais é uma terra extremamente importante”, sublinhou o presidente do município borbense, acrescentando que “os embaixadores são lugares políticos” que podem fazer a ponte com “comerciais”, daí o autarca sustentar que “se ficarem com uma boa ideia, é evidente que vão voltar a Borba para comer, passear, para ver e, de preferência, investirem”.

Também à RC, o embaixador da moldávia, Dumitru Socolan, declara que o que pode estreitar a relação entre a Moldávia e Borba é “a mármore”, pois o seu país “não tem mármore mas utiliza e importa de outros países”.

Para além da mármore, o embaixador reconhece que a coudelaria “pode ser interessante”, realçando que a Moldávia é um “pais agrícola” e os cavalos “são muito interessantes para os moldavos”, acrescentou.

Sobre a comunidade moldava, o embaixador refere que a embaixada “conta com 30 mil pessoas em Portugal, a maior parte deles já tem cidadania portuguesa”, em que o embaixador Dumitru Socolan afirma ser “trabalhadora, muito ativa, bem organizada e que são felizes em Portugal”.

João Micael, presidente da Matriz Portuguesa, Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento que proporcionou esta visita ao município borbense, sublinha que a visita visa “dar a conhecer Borba, o que tem para oferecer ao nível empresarial e cultural”.

Também António Rato Canhoto, da organização, declara que “todos os embaixadores são importantes, mas a Colômbia, Israel e Cabo Verde têm interesses diretos”, reiterando o seu interesse em “queijos, mármores cavalos e vinhos”

{gallery}borba_embaixadores{/gallery}

Populares