17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dadores de Sangue da Orada, comemoram os seus “16 anos a salvar vidas”, diz Presidente da ABBSO (c/som e fotos)

Decorreu domingo, dia 21 de maio, uma festa comemorativa do 16º aniversário da Associação de Dadores de Sangue da Orada.

João Cuco, presidente da ABBSO (Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Orada), falou à RC no evento, avançando que a associação conta com cerca de “180 dadores sócios”, acrescendo os dadores que não são sócios.

Este número tem oscilado, afirmando que “há dois anos atrás diminuiu”, devido à remoção das taxas moderadoras aos dadores de sangue.

A associação conta com “o apoio do Instituto Português de Sangue, da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia”, assim como dos Bombeiros Voluntários, a quem expressa gratidão, e dos associados, através do pagamento da cota.

O presidente da ABBSO diz que “todas as pessoas podem ser sócias”, apoiando a associação, mesmo sem serem dadoras.

Alberto Mota, Presidente da Federação Portuguesa de Dadores de Sangue (FEPODABES), também esteve presente no evento, afirmando à RC que a ABBSO “tem um significado muito grande pra FEPODABES”.

Contudo, diz que “preocupa-nos aqui em Orada, a faixa etária dos dadores de sangue”, pois encontra-se envelhecida. “Precisávamos de trazer jovens dadores”, diz o presidente da Federação.

Avança que existem 72 associação, em todo o país, filiadas à FEPODABES, havendo outras associações. No total, “podemos andas na casa das 170, 180” entidades a realizar colheitas de sangue.

Alberto Mota afirma que se tem verificado um aumentando do número de dadores novos, assim como o regresso de dadores a quem tinham sido retiradas as taxas moderadoras.

Apesar do sucesso das associações, o presidente da FEPODABES declara que “são pouco ajudadas”.

 

{gallery}borba_aniversario-dadores_sangue_17{/gallery} 

Populares