10.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: Obras de investigação sobre a Ponte da Ajuda foram apresentadas

A Biblioteca Municipal de Elvas recebeu ontem, dia 23 de abril, os investigadores José Reis de Oliveira, autor da obra “A ponte velha da Ajuda: uma ruína romântica, entre Elvas e Olivença”, e Luís Limpo Píriz, escritor da monografia intitulada “Ajuda: último puente-fortaleza de Europa”, que apresentaram os resultados das investigações que desenvolveram em torno da Ponte da Ajuda.

A Rádio Campanário acompanhou o evento e falou com a vereadora raiana Elsa Grilo, que começou por considerar a importância das obras. Ao microfone desta Estação Emissora, lamentou que o património alentejano continue a ser subvalorizado e é no sentido de inverter esse fato que a autarquia tem trabalhado.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/livro%20elsa%20grilo_24abril.MP3{/saudioplayer}

José Oliveira explicou que a sua obra relata os acontecimentos históricos que aconteceram na Ponte da Ajuda, tendo como base as memórias de infância que tem do monumento. O autor disse ainda que na sua opinião a obra não deveria ser reconstruída, mesmo tendo em conta o estado de degradação que apresenta, já que a remodelação adulteraria a identidade da Ponte.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/livro%20jose%20oliveira_24abril.MP3{/saudioplayer}

O autor espanhol Luís Píriz, que também esteve presente na apresentação do seu trabalho na biblioteca municipal, falou das motivações que o conduziram à elaboração da monografia, salientando que era objetivo demonstrar que a Ponte foi destruída por um conflito europeu e não por um conflito ibérico. O investigador considerou também que olhar para o património histórico permite, a portugueses e espanhóis, olhar para a identidade dos países com orgulho, numa altura em que as duas nações vivem tempos de baixa autoestima. A finalizar, Luís Píriz deixou palavras de agradecimento à Câmara Municipal de Elvas pelo apoio ao lançamento do livro. 

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/livro%20luis%20pires_24abril.MP3{/saudioplayer}

Situada a cerca 12Kms de Olivença, a Ponte da Ajuda foi mandada construir por D.Manuel I no início do século XVI e teria a função de assegurar a operação das forças militares portuguesas na margem esquerda do rio Guadiana. Posteriormente o monumento foi destruído, em consequência de conflitos armados, e desde então a ligação que estabelecia entre Olivença e Elvas foi interrompida. Em 1967 a Ponte foi declarada como monumento de interesse nacional pelo estado português.

Populares