22.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival Ibérico do Javali procura “mobilizar” São Marcos do Campo, diz presidente de União de Freguesias na inauguração (c/som e fotos)

Teve início na passada sexta-feira, 23 de Fevereiro, em São Marcos do Campo, o 1º Festival Ibérico do Javali, um evento que inclui ‘stands’ com artigos de caça, uma montaria, gastronomia, ‘showcooking’, colóquio e música, numa organização da Câmara de Reguengos de Monsaraz e da União de Freguesias de Campo e Campinho.

Em declarações à RC, José Calixto, presidente do município de Reguengos de Monsaraz, refere que a iniciativa pretende “projetar mais uma Freguesia do concelho com um evento ligado aquilo em é rica”.

Segundo o autarca, o Festival Ibérico do Javali procura “envolver a população nisso mesmo, criando-lhe autoestima”, pois considera que a Freguesia de São Marcos do Campo também é “muito útil para o concelho na estratégia de promoção turística e de valorização da sua paisagem natural”.

As montarias bem tradicionais em São Marcos do Campo são uma das formas de “manter o equilíbrio necessário no ecossistema natural”, destacando a importância das Associações de caçadores no suporte que prestam ao regularem os ecossistemas, que “muitas vezes com a intervenção do homem se desregulam”, reconheceu.

Questionado sobre a estratégia de desenvolvimento do concelho, José Calixto sublinha que ter “setores nucleares, não quer dizer que tenhamos a opinião que esses setores é que são importantes”, frisando que os “setores fundamentais que têm ligados a si muitos outros setores”.

Também à RC, Gabriela Furão, presidente da União de Freguesia de São Marcos do Campo e Campinho, refere que foi criado o Festival Ibérico do Javali para “tentar mobilizar” a aldeia, que é facilmente “identificada pelas montarias” realizadas há mais de 40 anos.

O trabalho de preparação deste Festival teve início “no anterior mandato”, referiu a presidente de União de Freguesias, acrescentando que estabeleceram contactos com a Associação de Caçadores para ser realizada “uma montaria junto com o Festival”.

Inaugurada a primeira iniciativa, Gabriela Furão pretende realizar o Festival Ibérico do Javali junto com a “maior montaria em Outubro” de forma a agregar o maior evento de caça com o evento promotor da montaria.

{gallery}s_marcos_festival_javali{/gallery}

Populares