13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Habitação em Vila Viçosa poderá ser classificada Monumento de Interesse Público (c/som e fotos)

Saiu no passado dia 19 de Abril em Diário da República um projeto de classificação de um imóvel como monumento de interesse público, emitido pela Direção-Geral do Património Cultural.

Este imóvel fica situado perto do Castelo de Vila Viçosa, na Praça Infante de Lacerda que interseta a Rua António Joaquim Barros, a arquitetura tem um estilo característico e esteve a cargo dos Arquitetos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira.

A Rádio Campanário foi saber um pouco mais sobre o imóvel e falou com a proprietária, Maria Emília Toscano, que nos contou um pouco da história destas “quatro paredes”.

O seu pai devido á diferença de classes sociais “ficou sempre com uma espécie de dívida com a família da sua mãe”, contou a proprietária, e “quando ele teve possibilidades económicas, resolveu fazer na terra de origem da família da minha mãe, compensa-la com uma casa”, e convidou para arquiteto o “Nuno Portas, que estava no fim do curso”.

Maria Emília revelou ainda que o seu pai lhe deu liberdade, até um determinado valor, para fazer o projeto do edifício.

Segundo a proprietária “já há uma tentativa de classificação á muitos anos, e que foi bloqueada” alegando que o motivo foi a construção ter sido concebida no tempo do Estado Novo.

“Esta casa faz parte de uma transição de um tipo de arquitetura para outro” e é muito visitada por arquitetos estrangeiros e estudantes de arquitetura, que pedem para fotografar o espaço.

Quanto ao processo de classificação, Maria Emília refere não saber, mas “não teve nada a ver connosco”, mencionou, e agora “fui surpreendida quando me surge um volume enorme do Ministério da Cultura a dar conhecimento desta conclusão, sem eu ter interferência nenhuma”, disse a proprietária.

“Pessoalmente sinto-me orgulhosa”, diz a Maria Emília, mencionando que nunca pensou ter uma casa classificada como monumento de interesse público, e indica ainda a sua abertura “para que ela possa ser objeto de estudo de outros arquitetos”.

Maria Emília Toscano diz ainda que o projeto arquitetónico teve em exposição no Centro Cultural de Belém, juntamente com várias obras de Nuno Teotónio Pereira, o que poderá ter tido alguma importância para esta classificação.

{gallery}Casa_Interesse_Publico{/gallery}

Populares