17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inaugurada Praia Fluvial de Monsaraz, que “há dez anos era um puro sonho”, diz Presidente do Município (c/som e fotos)

(Por Augusta Serrano) – Decorreu dia 1 de Junho, em Monsaraz, a inauguração da Praia Fluvial de Monsaraz.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de abertura desta que é, a primeira praia fluvial com bandeira azul, no Alentejo.

No evento, Jorge Nunes, Presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz, em declarações à Rádio Campanário diz que, “mais que um sonho de Monsaraz, este era um sonho das populações”.

Permitindo às famílias sem possibilidade de se deslocarem até praias da costa, usufruírem do espaço, surge também como “um complemento ao setor turístico”. Desta forma, as unidades hoteleiras e turísticas regionais, que maioritariamente não possuem piscina, poderão associar a estrutura como fator de atratividade.

Considera este um “investimento importantíssimo”, descrevendo-o como pequeno, relativamente ao potencial que tem, e que representa para a localidade e para a região. Região de turismo esta, que acredita ser a “mais dinâmica” de Portugal.

“Há dez anos atrás era um puro sonho”, diz à RC, José Calixto, Presidente do Concelho de Reguengos de Monsaraz. Sendo fundado pela existência do centro náutico, parque infantil, restaurante e espaço de praia, apenas no ano passado se conseguiu assegurar a certificação das águas, que passaram em várias análises, sendo referenciada em portaria como zona balnear. A praia “passa a ter as mesmas condicionantes […] que qualquer praia com bandeira azul”.

A aprovação do projeto, no âmbito do Valorizar o Turismo do Interior, com projeto já aprovado, demonstra o cumprimento de “critérios de serviço público ao turismo do interior”, acreditando que se traduzirá num aumento do “tempo médio de estadia no interior”.

Algumas reservas já realizadas no setor, levam o autarca a demonstrar uma “esperança de que esta praia até possa ultrapassar as nossas expetativas”.

O presidente do município diz que a Praia Fluvial de Monsaraz se está a “tornar viral […], e sermos os primeiros é importante”, especialmente com esta qualidade.

Receando apenas que a praia não seja suficiente para tantos visitantes, garante que a mesma possui as condições estruturais para ser alargada na próxima época balnear.

Admite que “há muito para aprender”, e que devido a inexperiência com infraestruturas do género, “não vai ser a praia perfeita, mas no segundo ano, tenho a certeza que será”.

Quando questionado relativamente ao seu contentamento, enquanto autarca, perante esta vitória alcançada para o concelho, declara que “sou um presidente feliz, pela felicidade que eu sinto que consigo transmitir aos meus munícipes”.

Roberto Grilo, Presidente da CCDR e representante da Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, declara que é “com muito orgulho que temos aqui algo diferenciador” na região.

Localizando-se no maior lago artificial da Europa, este projeto é uma aposta “não só na estratégia do turismo, como na capacitação deste território”.

Recorrendo a fundos do Turismo de Portugal, ao programa Valorizar, os mesmos “têm sido importantes em complementaridade”, para possibilitar este grau de coesão e atratividade do território.

“O Alentejo hoje demonstra, a cada dia, a cada momento, que é um território de referência, um território de excelência”, capaz de se afirmar no panorama nacional e internacional, afirma Roberto Grilo.

Considera que “o lago Alqueva […] não pode ser uma barreira”, mas deve sim, ser encarado como parte integrante da paisagem e do território, aproveitando-se “todas as potencialidades económicas” que propicia, ao nível da indústria e da agricultura.

Este é, portanto, e na sua opinião, “mais um momento feliz, associado àquilo que é o Projeto Alqueva”.

Norberto Patinho, deputado na Assembleia da República pelo Partido Socialista, diz à RC que está a ser dado “mais um passo, mostrando que o poder local pode dar um contributo sério, no desenvolvimento do nosso país”.

A estrutura inaugurada, “é a prova que o nosso interior tem potencial para contribuir para uma coesão territorial e para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Relembrando “que esta é a primeira praia de interior com bandeira azul”, aponta-a como um grande indicador de valorização do grande lago do Alqueva.

Surgindo como “uma constatação […] de que temos coisas com valor”, o deputado considera a Praia Fluvial uma resposta aos mais céticos, que duvidavam das potencialidades do Alqueva, e uma prova de que “tem havido muito trabalho que tem sido feito” a construir o nome do Alqueva.

A estrutura possibilitará dar um “uso turístico” às águas que, até agora, foram utilizadas apenas na agricultura e pelos barcos.

 

{gallery}reguengos_inauguracao_praia_17{/gallery} 

Populares