13.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O Castigo”, de Pinho Neno, foi apresentado em “fim-de-semana dedicado à poesia”, em Vila Viçosa (c/som e fotos)

O livro “O Castigo”, de Pinho Neno, foi apresentado sábado, dia 20 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, de Vila Viçosa.

Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, falou à Rádio Campanário, presente neste “fim-de-semana dedicado à poesia”, promovido pela entidade.

O autor do livro, explica o autarca, é um ex-seminaristas de Vila Viçosa, que faz na sua obra um “relato biográfico, com passagens da sua vida em Vila Viçosa”.

Manuel Condenado considerou este fim-de-semana, “mais um momento alto em termos culturais”, dinamizando o concelho.

O município calipolense tem vindo a apoiar vários autores, com obras baseadas e com temas dedicados ao tema Vila Viçosa. À semelhança de tais, “O Castigo” foi apoiado através da “organização do evento e aquisição de livros até ao valor de 500€”.

José Augusto Pinho Neno, autor do livro, foi aluno no Seminário do Norte de São José, em Vila Viçosa. Apesar de ser natural da Murtosa, afirma que “pelo coração sou calipolense, foi aqui que acordei para olhar o céu, para olhar as estrelas, e para a cultura”.

Tendo sido injustiçado e “castigado injustamente”, enquanto seminarista, a obra surge da sua abertura “para as mentiras, as hipocrisias, as contradições que se cometem”.

Pinho Neno declara que, a descoberta das incoerências existentes entre o que se pensa, diz e faz, foi o seu castigo, assim como a discrepância entre ricos e pobres. Ver “a forma como os pobres são explorados, para mim é um castigo”, afirma o autor.

A sua saída do seminário, confessa, prendeu-se com “a forma como uma paixão precoce, aos 14 anos, mudou completamente a minha maneira de ser”, tendo em último caso, de abandonar o seminário.

 

{gallery}vv_lancamento_livro_neno_17{/gallery}

Populares