8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O Montado “também tem riscos”, alerta o Secretário de Estado na inauguração da XVIII Feira do Montado em Portel (c/som e fotos)

Foi inaugurada na passada quarta-feira, 29 de Novembro, a XVIII Feira do Montado em Portel, este ano com a temática em torno do “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, que decorre até ao dia 3 de Dezembro.

O certame é composto por várias áreas do comércio local, destacando-se o artesanato e a gastronomia, entre os diversos expositores de entidades operadoras no setor do montado na região alentejana.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo secretário de Estado das Floresta e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que em declarações em exclusivo à RC referiu que o certame “simboliza aquilo que de importante tem esta região” em termos paisagísticos e económicos.

De acordo com o governante, a mensagem transmitida pelo mesmo, vai direcionada para a “confiança”, considerando que o país atravessa uma fase “em que a floresta precisa de ser olhada de forma diferente”, que apesar do montado ser “uma floresta que convive bem consigo própria, também tem riscos”, acrescentou.

Miguel João de Freitas alertou ainda para o esquecimento deste tipo de área florestal, onde os principais riscos estão na “componente fitossanitária”, acrescentando ainda que “o que tem menor dimensão em termos de visibilidade, não pode ser esquecido do ponto de vista político”.

O governante afirma-se intencionado em “trabalhar muito próximos dos autarcas e dos agentes do setor” em prol do montado, afirmando que “é preciso derrubar fronteiras” para melhor gestão da floresta, acrescentando ainda que, “a floresta protege-se se houver agricultores”.

Em declarações a esta estação emissora, o autarca do Município de Portel, José Grilo, espera que o certame tenha “o mesmo sucesso que anos anteriores”, pois, considera que “estão reunidas as condições” para que tal aconteça.

Segundo o autarca, a Feira do Montado “chegou a um patamar em que maior não conseguíamos”, relembrando as componentes em exposição como o artesanato, a apicultura, a gastronomia e outras atividades de lazer para todas as idades que vão ter lugar ao longo dos vários dias de feira.

À RC falou também o presidente da Assembleia Municipal de Portel e deputado na Assembleia da República, Norberto Patinho, refere que a edição deste ano do certame “estabilizou”, pois, considera que “atingiu um determinado nível e não é possível crescer muito mais”.

De acordo com o deputado, o certame transmite “uma imagem muito positiva do montado, do concelho e do Alentejo”, mostrando-se “satisfeitíssimo” com o crescimento da feira, relembrando o apoio prestado aquando da primeira realização.

Norberto Patinho afirma ainda que “o município compreendeu que o montado é algo que nos caracteriza”, e com a criação do Grande Lago do Alqueva veio a aposta no turismo e “numa paisagem única”.

{gallery}Portel_inauguracao_feira_montado_17{/gallery}

Populares