13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Os novos músicos “não são tantos quanto nós desejaríamos”, diz maestro da Soc. Filarmónica Artística Estremocense, no Concerto de Páscoa (c/som e fotos)

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Estremoz, recebeu este sábado, dia 31 de março, o Concerto de Páscoa, pela banda «União», da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.
Em declarações à RC, o maestro Paulo Canhoto, explica que estes concertos em épocas festivas, são uma “tradição da nossa coletividade”.
Neste em particular, a banda apresentou um “reportório mais clássico do que é normal”, embora algumas peças contivessem “arranjos bastante atuais”.
A atuação foi levada a cabo por cerca de “34 elementos todos formados na nossa banda”, sendo que muitos deles têm “idades entre os 12 e os 15 anos”.
“Continuamos a formar músicos e apostar forte na nossa escola que é ao fim ao cabo o futuro da nossa coletividade”, declara.
Contudo, confessa a dificuldade em atrair jovens para a música, uma vez que o seu ensino “tem umas caraterísticas e umas especificidades muito próprias”. Contrariamente a outras atividades, nomeadamente relacionados com o desporto, a música “requer que os alunos estudem”. Atualmente, devido aos “hábitos de trabalho nem sempre são os mais indicados” assim como à indisponibilidade horária dos pais, “acabamos por ficar com os alunos que gostam mesmo de música”. Estes, “não são tantos quanto nós desejaríamos, são os possíveis”.
Desta feita, o maestro deixa o apelo para que os jovens “apareçam” na escola de música, “pode ser que gostem!”.

 

{gallery}etz_concerto_pascoa{/gallery}

Populares