10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sobre a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, Manuel Condenado diz: “Existe um grau quase absoluto de convencimento de que iremos obter o título” (c/som e fotos)

Decorreu no passado sábado, dia 16 de setembro, uma reunião das Comissões de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial, visando a apresentação e renovação de aspetos relacionados com o processo.

A candidatura Vila Viçosa: Vila Ducal Renascentista, integra a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial desde 2016, encontrando-se a decorrer o processo de elaboração do dossier da candidatura a Património Mundial, para apresentação à UNESCO.

Na reunião estiveram presentes “os parceiros e as duas comissões” constituídas, para assim ser feito “um balanço do trabalho realizado […], aferir estratégias que estão a ser implementadas, […] e recolher opiniões de aconselhamento dos diversos técnicos presentes”, explica Manuel Condenado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, em declarações em Rádio Campanário.

A reunião teve “intervenções muito ricas de conteúdo”, que confirmam que, apesar de ainda existirem “alguns aspetos a corrigir”, entre eles a delimitação do bem proposto na candidatura, “estamos no bom caminho”.

Entre os aspetos debatidos, surge a necessidade de existir um “maior envolvimento da comunidade no processo” de candidatura, nomeadamente da comunidade escolar, das instituições e da população, inclusive na recolha de “alguns contributos”.

As comissões encontram-se atualmente “na fase de produção de textos”, mantendo-se a calendarização para apresentação do dossier da candidatura, em setembro de 2018

Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, afirma estarem “profundamente envolvidos em todo este projeto”, uma vez que grande parte do património do bem apresentado (Vila Viçosa), pertence à fundação.

Desta forma, no decorrer da sua atividade, a Fundação desenvolve um papel de investigação, “conservação dos espaços”, e de divulgação do património.

Presente na reunião, esteve também Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, que afirmou que os “próximos passos a dar na candidatura” passam pelo “trabalho de produção”, que organizará toda a investigação e documentação reunida até então.

Tendo conhecimento do dossier apresentado no processo da candidatura Vila Viçosa, Vila Ducal Renascentista, à lista indicativa, diz que o mesmo “justifica muito bem o valor universal excecional” do bem apresentado.

Considerando Vila Viçosa “uma joia do património português e internacional”, Ana Paula Amendoeira, considera positivas as suas perspetivas na candidatura a Património Mundial da UNESCO.

 

{gallery}vv_reuniao_candidatura{/gallery}

Populares