Estremoz acolheu este fim-de-semana, nos dias 2 e 3 de junho, a primeira edição do Alentejo Food and Soul, no Centro da Ciência Viva (Convento das Maltezas).
No espaço, mais de duas dezenas de chefes conceituados apresentaram pratos elaborados “com produtos alentejanos, mas alguns com técnicas mais contemporâneas”, explica João Cavaleiro Ferreira, representante da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, em declarações à RC.
O evento visa “divulgar o mais possível a gastronomia” assim como os vinhos da região, que surgem como “produtos turísticos essenciais”.
Entre os 23 chefes presentes, “3 estrangeiros, 20 nacionais” surgem alguns com estrela Michelin, e nomes como Miguel Laffan e Alexandre Silva.
Sendo habitualmente “chefes de restaurantes caros”, no Alentejo Food and Soul os visitantes têm “a possibilidade de provarem iguarias dos seus restaurantes, a preços muito menores”.
Presente no espaço encontram-se ainda expostos produtos regionais, surgindo as duas situações como uma forma de os divulgar, nomeadamente junto de visitantes estrangeiros.
É ainda intenção da ERT Alentejo encontrar “alguma complementaridade entre este festival gastronómico” e o Évora Wine, festival de vinho a decorrer simultaneamente na cidade alentejana.
À RC Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, aponta que o evento possibilita “apurarmos o nosso palato”, com pratos de chefe a “preço de petisco”.
“O objetivo é os chefes apresentarem a confeção de maneira diferente” do habitual, com uma “nova forma de apresentação, novos sabores”.
O evento é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceira com a Câmara Municipal de Estremoz, e produzido pela Amuse Bouche.
{gallery}Etz_foodandsoul{/gallery}