António Costa Silva, Coordenador do Programa Económico para Portugal 2020-2030, é um dos oradores da 1ª edição da Conferência “O Alto Alentejo a Crescer” que se realiza no dia 4 de Setembro próximo, na cidade de Elvas, no Hotel Vila Galé Collection, entre as 14 e as 18,30.
Organizada pela empreendedores, publicação jornalística da área económica, dedicada ao empreendedorismo, emprego e inovação, o evento pretende dinamizar o trio verbal – pensar – planear – fazer.
É um dado adquirido que a população do país diminuiu nos últimos 10 anos. Dados preliminares do Censos 2021.
O Alto-alentejo é uma das áreas mais atingidas pelo despovoamento. Mais de 13.000 pessoas, foi quanto a região perdeu em seres humanos naquele período.
Urge inverter a situação sob pena de esse decréscimo levar a uma cada vez menor importância da região quer do ponto de vista político, quer social e económico.
Essa responsabilidade depende do Estado, em parte, mas depende, em grande medida da iniciativa privada. O Estado deve assumir-se como um regulador e facilitador.
É neste espírito que esta Conferência surge, tendo noção que questões como estas são transversais a outras regiões de Portugal. Mas era preciso começar por algum lado.
Ao Estado cabem tarefas que estão constitucionalmente identificadas. Por isso, não podemos esperar que o Estado faça e tudo resolva. Cabe-nos a nós, cidadãos, nas mais diversas áreas de actividade, tomarmos o destino nas nossas mãos.
Com esta iniciativa, a “Empreendedores”, revista digital, pretende sensibilizar consciências, alertar para diferentes modos de estar e de fazer, lançar ideias, apresentar soluções concretas, ouvir todos os que queiram participar.
Segundo a nota de imprensa, “Juntos, em sintonia, e com a diversidade e pluralismo de opiniões, vamos, seguramente, tornar aquela região mais forte, onde seja relevante viver, trabalhar, criar emprego, investir, educar filhos, netos e bisnetos. Queremos uma sociedade mais desenvolvida e feliz com todos e para todos.”
Este é um evento aberto a todos que queiram participar.
Para tal, devem inscrever-se no website da Conferência para assegurar a sua presença (lotação limitada a 150 lugares) e receber posteriormente o documento síntese da Conferência em PDF. Qualquer pessoa, pode também assistir no seu computador ou tablet, em livestreaming, na Plataforma seja em Portugal ou noutro ponto do mundo, em www.empreendedores.com.pt
Oradores
Uma inegável qualidade do Painel de oradores é, já por si, um ponto de partida para o sucesso da Conferência.
Pessoas de reconhecida qualidade, inteligência e curriculum com ideias visionárias, mas realistas, esclarecidas, com “mundo”, e que têm noção absoluta da necessidade de alterarmos hábitos, formas de estar e de ser, tendo noção que o futuro está nas mãos de quem o gere e o vive.
Para tal, há que estar preparados para pensar, planear e fazer.
Programa – Oradores Confirmados
Video inicial – O Alto-alentejo. Resumo da população, evolução socio-económica, indústria, comércio. Infra-estruturas com Aeroporto de Badajoz incluído. 3-4’
Paulo Lavadinho – Director da Empreendedores e Booksfactory Editores
Rita Beltrão Martins – Empreendedora e Co-Fundadora da Terrius. Aluna do Doutoramento Agrichains (UTAD). 15 anos na área Agro-alimentar
João Amaro S. Cipriano – Economista e ROC. Professor Universitário do ISEG
António Santos Del Valle – Especialista em turismo. De nacionalidade espanhola, é Consultor Internacional e ligado às Nações Unidas e Organização Mundial do Turismo (OMT)
Jorge Moita – Designer de Moda com larga experiência internacional, premiado e com intervenções em diversas multinacionais e Museus como o Moma de Nova Iorque
Alexandra Paio – Professora Universitária do ISCTE
António Costa Silva – Coordenador Nacional do Plano de Recuperação de Portugal 2020-2030, onde se incluí o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Debate
Encerramento