Nos dias 29 e 30 de julho aconteceu em Torrão, freguesia do município de Alcácer do Sal, o primeiro festival a apelar à consciência da sociedade portuguesa. Dentre os temas discutidos, estava em foco a sustentabilidade, a cultura e a tradição.
Como avançou o site de comunicação Eco Sapo, a “Junta de Freguesia do Torrão tomou a iniciativa e vai este ano trazer à discussão a consciência e ambientalismo, na primeira edição do Torrão — Dias de Consciência. Este evento, que se vai realizar nos dias 29 e 30 de julho, terá na sua primeira edição um formato mais reduzido. Nos próximos anos, a Junta de Freguesia do Torrão quer tornar o evento reconhecido e procurado, tanto interna como externamente, colocando, assim, o Alentejo no centro das mais atuais discussões.
A vila de Torrão localiza-se à mesma distância de Alcácer e Évora. As suas paisagens são caracterizadas por um montado a perder de vista, sendo também banhada pelas águas da barragem de Vale do Gaio, numa combinação que garante a todos os visitantes uma experiência genuína da cultura e calma que o Alentejo tem para oferecer. É uma vila que, logo nos primeiros segundos, transparece imediatamente a forma em como se manteve fiel ao Alentejo que, muitas vezes, julgamos já não existir. E é também essa preservação que a vila de Torrão quer trazer para discussão.
Os valores dos Dias de Consciência
Nestes Dias de Consciência, a vila de Torrão quer trazer a Cultura e a Sustentabilidade à cidade, traçando também como importante a participação cívica dos habitantes e visitantes — os quais terão espaço para partilhar as suas opiniões, dos mais novos aos mais velhos — e a valorização do Torrão, dando atenção à riqueza do interior de Portugal”
Para ler o artigo na íntegra, aceda aqui
Fonte: Eco Sapo