12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“10 anos depois o perímetro de rega de Veiros é um sucesso, e um contributo importante para a economia do Alentejo”, diz Ministro da Agricultura (c/fotos)

A Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega da Veiros (ABPRV) (Veiros, Estremoz), assinalou esta sexta-feira, 27 de setembro, o seu 10º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

A RC esteve presente na sessão e falou com o governante, que aponta o carinho que tem por este empreendimento que lançou no seu anterior mandato como Ministro da Agricultura.

“Foi muito gratificante verificar que 10 anos depois este é um perímetro de sucesso”, declara o Ministro, afirmando não ter ouvido na sessão quaisquer “queixas dos agricultores, pelo contrário, palavras de satisfação de todos”.

Veiros é “um bom exemplo do que o regadio pode fazer para mudar a agricultura de uma região”
Luís Capoulas Santos

Aponta que Veiros tem uma “boa taxa de ocupação”, assim como um “ritmo de adesão ao regadio que tem sido superior áquilo que é habitual”, acompanhado por uma “diversidade de culturas”.

Após cerca de 5 anos da conclusão do perímetro, “verifica-se que é uma mais valia para a região”, nomeadamente para os concelhos abrangidos de Estremoz e Monforte, “e um contributo importante para a economia o país”, compreendendo culturas que vão desde a amêndoa, tomate, olival, milho, fruteiras.

A cerimónia foi presidida pelo presidente da Associação, José Nuno Pereira, pelo Diretor Geral DGADR – Direcção-Geral De Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gonçalo de Freitas Leal, pelo Presidente da FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, José Núncio, e pelos presidentes de Câmara de Estremoz, Francisco Ramos e de Monforte, Gonçalo Lagem, tendo contado ainda com a presença de várias entidades da região e beneficiários do empreendimento.

{gallery}Veiros_10anos_regadio{/gallery}

Populares