Já foram entregues os cartões de apoio à comparticipação de medicamentos a cerca de 150 idosos que apresentaram carências económicas devidamente fundamentadas, neste que é um projeto do Município e Juntas de Freguesia de Concelho com a parceria das Farmácias Nova, Santos Monteiro e Ribeiro.
O total de investimento municipal cifra-se nos 17 mil e quatrocentos euros.
Esta é já a 7ª edição do Programa de Comparticipação de Medicamentos que continua a ter como objetivo apoiar a aquisição de medicação com receita médica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a pessoas idosas em situação de carência económica comprovada e cuja qualidade de vida depende do recurso a este tipo de medicação.
Num total de 190 candidaturas rececionadas, após devida análise e exclusão de algumas por não se encontrarem de acordo com o previsto no regulamento, foi proposta a atribuição do apoio a 150 candidatos que reuniram todos os requisitos.
Destes, 8 foram apoiados pela Junta de Freguesia de Landeira, 26 candidaturas apoiadas pela Junta de Freguesia de Vendas Novas e 116 candidatos viram os custos apoiados pelo Município de Vendas Novas.
Nas palavras do Vice-Presidente Valentino Salgado Cunha “Esta é uma medida que pensa efetivamente nos mais pobres e desprotegidos e, particularmente, nos pensionistas mais idosos com baixos rendimentos e cujas vidas dependem da toma de certos medicamentos. Sem este apoio, muitos deles acabariam por não os comprar e por padecerem de agravamentos nos seus estados de saúde. O serviço público tem, cada vez mais, de ser baseado em gestos claros e ações que façam a diferença”.
Informação e imagem – CM Vendas Novas