A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, esta terça-feira, que a vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos vai começar na próxima semana, quando chegar a Portugal o próximo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, e irá realizar-se em 150 lares nos 25 concelhos em risco extremo. Na semana seguinte, a partir de 11 de janeiro, a vacinação avança para os lares de idosos dos restantes concelhos.
Sem especificar quais, Marta Temido avançou que serão 11 concelhos da ARS Norte, cinco da ARS Centro, 1 ARS de Lisboa e Vale do Tejo e oito do Alentejo.
Aos jornalistas, de acordo com a notícia avançada pela Renascença, Marta Temido explicou que “”Está prevista uma entrega de vacinas Pfizer na semana que se inicia a 4 de janeiro e, nesse momento, iremos não só prosseguir a vacinação a profissionais de saúde, mas avançar também para a vacinação em estruturas residenciais para pessoas idosas”.
A prioridade são as estruturas residenciais num total de 25 concelhos onde se regista maior incidência da Covid-19.
“Temos 25 concelhos com risco extremo, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias” que abrangem um universo de aproximadamente “150 estruturas residenciais para idosos e estruturas de cuidados continuados integrados”, espalhadas por “11 concelhos na região Norte, cinco no Centro, um concelho na região de Lisboa e Vale do Tejo e oito concelhos na região do Alentejo”, sublinhou a ministra da saúde.