O projeto de Cooperação Transnacional “Montado – Conservação e Valorização” surgiu da vontade conjunta do GAL Terras Dentro 2020 (Portugal), o GAL ADERCO (Espanha) e o GAL Pays Pyrenees Mediterranee / lnstitut Mediterranéen du Liege / Association Initiation la Forêt (França), de proteger e valorizar o Montado.
O montado é um ecossistema agrosilvipastoril, que no caso do Alentejo e da Extremadura Espanhola, têm características em comum, entre as quais a flora e fauna associadas e consequentemente enfermidades e formas de maneio. A floresta mediterrânica presente no território do GAL Pays Pyrénées Méditerranée apresenta algumas diferenças, enquanto ecossistema, das do sul da Península Ibérica. No entanto as preocupações inerentes à gestão e conservação da floresta são idênticas.
Tratando-se de um ecossistema de uma riqueza infindável, mas também bastante vulnerável tanto às alterações climáticas como à ação humana, torna-se imprescindível a sensibilização e informação do valor da floresta mediterrânica e da necessidade de a proteger às gerações mais jovens.
Neste sentido, o projeto prevê realizar nos próximos dias 11 e 13 de abril, “Um dia no Montado” (Un dia en la Dehesa), com o objetivo de promover o intercâmbio entre jovens de Portugal e Espanha tendo como mote a valorização e conservação do montado. A ação visa a realização de 2 encontros, o primeiro com a deslocação no dia 11 de abril de cerca de 60 alunos/as das escolas de Almendral e de Olivença a S. Bartolomeu do Outeiro onde se reunirão com 100 alunos/as das escolas de Alvito e da Vidigueira. Neste encontro serão dinamizadas um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas associadas ao valor e conservação do montado, partilhando experiências e especificidades locais entre os jovens das 2 nacionalidades, com materiais didáticos “Viver o Montado” que foram produzidos no âmbito deste projeto.
Esta iniciativa promovida pela Terras Dentro no âmbito do PDR2020, tem o apoio da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu do Outeiro e contou com a organização dos projetos CLDS4G Futuro Ativo (Vidigueira) e Vita9 (Alvito).
A iniciativa vai contar com a participação de 160 jovens portugueses e espanhóis.