Está a decorrer na vila de Arraiolos, mais uma Mostra Gastronómica, a 17ª edição, que inclui a Feira do Tapete de Arraiolos e o 9º Festival da Empada de Arraiolos.
Mais uma vez, a empada vai ser a rainha das festividades, a par com os melhores pratos das mesas arraiolenses e o ícone do artesanato local que pode ser admirado e adquirido: o Tapete de Arraiolos.
Além disso decorre um vasto programa que proporciona momentos de convívio, animação e cultura.
No plano musical, os Atoa abrem o palco a 28 de outubro, seguindo-se DJ Zinko. No dia 29 de outubro, o dia será dedicado ao cante alentejano com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. No dia seguinte, atua Campaniça Trio. O dia 31 de outubro, o palco está reservado para a Banda Karisma.
No primeiro dia do mês de novembro, Os Aguarela do Divor mostram os seus dotes musicais e a 4 de novembro, Miguel Gameiro & Pólo Norte sobem ao palco para uma grande noite de boa musica. No dia 5 atua o Grupo Coral Os Cardadores e a Banda Xapa. No ultimo dia do evento sobe ao palco da vila alentejana Rastolhice, a musica tradicional do Alentejo.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia inaugural do evento e falou com Jorge Macau, presidente substituto do Município de Arraiolos que referiu que o certame conta, para além da vertente gastronómica em que os visitantes podem encontrar os pratos tradicionais, mas também “os produtos da nossa região, durante os 10 dias, nas multiusos, onde estará também a nossa empada de Arraiolos que é uma empada única e alem da gastronomia está associada também a componente cultural que é muito vasta”.
O autarca refere que o certame tem muitos aderentes que “vêm de todo o país, é o que esperamos porque assim tem sido nos anos anteriores”, acrescentando que são esperadas cerca de 20 mil pessoas.
Questionado sobre a candidatura do Tapete de Arraiolos a Património Mundial, Jorge Macau diz que está a decorrer o processo em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, “é um processo moroso, mas está a seguir os seus tramites (…) já foi apresentado um primeiro dossier”.