O Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, conferiu, na passada sexta-feira, posse aos segundos Comandantes Regionais de Emergência e Proteção Civil, que assumem funções em regime de substituição.
De acordo com a informação avançada na página oficial de facebook da ANPC, este é mais um passo fundamental para aquilo que é a implementação da nova Lei Orgânica de Proteção Civil, aprovada em abril de 2019, que prevê a existência de 5 comandos regionais de Proteção Civil e depois prevê gradualmente a implementação do nível sub-regional.
Esta tomada de posse dá assim cumprimento às prioridades identificadas pelo Governo, nomeadamente no que respeita à implementação do novo modelo territorial para a proteção civil, previsto no Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril, que aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Os novos segundos comandantes regionais designados são todos originários do sistema de proteção civil com comprovada experiência e adequada formação para o desempenho das suas funções.
Como 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Regional do Alentejo, foi dada posse a José Guilherme, que estava até agora nos Sapadores de Santarém,.
José Guilherme, licenciado em Engenharia de Proteção Civil e Pós-Graduação em Incêndios Florestais, tem experiência no exercício de funções de comando em corpo de bombeiros e foi 2.º Comandante Operacional Distrital de Santarém, de 2008 a 2013.
Créditos: ANPC
Foto: CorreiodoRibatejo