A cultura popular catalã vai encher as praças e ruas do centro histórico da cidade de Elvas nos próximos dias 26, 27 e 28 de agosto.
Trata-se da 34.ª edição do Aplec Internacional, um encontro que une as diversas expressões do folclore catalão e que se tem celebrado todos os anos desde 1988 em várias cidades da Europa e outras partes do mundo, como Paris, Frankfurt ou Washington. Em 2002, foi organizado em Lisboa.
Mais de 600 membros de 34 grupos de cultura popular catalã participarão no Aplec. Residentes e visitantes da cidade de Elvas assistirão durante três dias a espetáculos de dança, como a tradicional sardana, gigantes, diabos, habaneras, jogos tradicionais e também exposições e palestras.
O ponto de partida do Aplec será a 26 de agosto às 18h numa receção institucional à Catalunha e aos grupos participantes, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão De Almeida, a consellera da Ação Externa do Governo da Catalunha, Victòria Alsina, e o Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis.
O evento é organizado pela Delegação do Governo da Catalunha em Portugal, a Câmara Municipal de Elvas e a Adifolk, entidade que promove a cultura popular catalã ao nível nacional e internacional.