25.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Setembro 30, 2023

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Há que trabalhar em parceria para dinamizarmos o concelho e trazermos qualidade às iniciativas”, diz Pres. CM Redondo (c/som)

Teve hoje início mais uma edição de Montoito Medieval, a Feira Medieval de Montoito, no concelho de Redondo, que nos transporta até ao ano de 1270, aquando a carta de foro a Montoito, concedida por Pêro Anes, reposteiro-mor do rei D. Afonso III, revivendo a chegada dos representantes do rei e do alcaide para darem aos habitantes esta boa nova. 

O Montoito Medieval trata-se de uma feira medieval que nos transporta para a Idade Média, onde é possível reviver aqueles tempos de perto e percebermos como era o quotidiano destas gentes. 

No primeiro dia do certame, que decorre hoje, foi o dia da realização do cortejo histórico com a chegada dos cavaleiros de D. Afonso III e abertura pelo Alcaide 

A Rádio Campanário esteve presente e falou David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo, sobre o evento e sobre a dinamização do Concelho de Redondo.

Em declarações à Rádio Campanário, David Galego referiu que só com as parcerias é possível dinamizar todo o concelho e, “cada vez mais tem que ser esse o modelo, que é a Câmara Municipal e as freguesias trabalharem em conjunto, até porque é importante, cada vez mais, levar às localidades do concelho, as iniciativas, porque é importante que consigamos algumas iniciativas fora da sede de concelho. Mais do que quantidade, devemos ter qualidade e é com estas parcerias que conseguimos, porque a Câmara Municipal não o faz sozinha, as freguesias também têm as suas iniciativas, e este momento que estamos aqui a viver é exatamente isso, uma parceria que já dura há muitos anos, que temos vindo a tentar dinamizar de uma forma diferente, é um momento de relembrar a nossa história. Montoito recebe um primeiro foral em 1270, teve mais tarde o foral manuelino, foi sede de concelho, e é um local muito relevante em termos históricos, por isso a Feira Medieval parece-nos de todo adequada à freguesia de Montoito. Naturalmente poderíamos replicar a iniciativa em Redondo, mas também podemos criar outras iniciativas, vamos ter por exemplo no Freixo o Redondo Wine Sunset, isto porque temos muitas iniciativas em Redondo e queremos capilaridade nas iniciativas que se vão criando. Aqui é fundamental dar espaço ao artesanato, à nossa economia local, atrair pessoas para que possam conhecer os nossos produtos, visitar, adquirir, e estou convencido que se continuarmos nesta parceria, se tivermos possibilidade de fazer investimentos diferentes, conseguiremos trazer alguma qualidade diferenciadora, no entanto, o empenho que tem sido colocado até agora neste tipo de iniciativa, tem demonstrado que o trabalho tem sido bem feito”.

Populares