11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

209 Crimes, levam João Nabais, antigo Presidente de Alandroal, a julgamento no Tribunal de Redondo (atualizada)

João Nabais, o antigo Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, no mandato que terminou em 2009, começou nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a ser julgado no Tribunal de Redondo, no processo em que o Ministério Público o acusa da prática de 117 crimes de peculato e 92 crimes de peculato de uso, pedindo o município, na qualidade de lesado, indemnização civil no valor de 766 mil euros por danos patrimoniais, a sua entrada no Palácio da Justiça foi feita em silêncio.

O processo tem arrolado duzentas testemunhas, cento e setenta são de defesa, vão ser ouvidas no julgamento, que já tem sessões agendadas até 31 de janeiro.

Em causa, segundo a acusação, estão alegados crimes do então presidente com dinheiros da câmara, em viagens realizadas em Portugal e ao estrangeiro, ao longo de vários anos, onde estão incluídas as viagens a Cuba, entre abril de 2008 e fevereiro de 2009, que o município promoveu para a realização de cirurgias às cataratas a 50 idosos do concelho.

Recordamos que João Nabais foi ilibado da acusação do Ministério Público, no processo que acusava o antigo Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, no mandato que terminou em 2009, pela prática de 29 crimes de “denegação de justiça”, bem como do pagamento da indeminização ao município por danos patrimoniais e morais de 15 mil euros.

O processo nº 123/10.8TARDD, julgado no Tribunal da Comarca de Redondo, ao qual aos juízes decretaram a absolvição do arguido João Nabais, no passado mês de novembro.

João Nabais é, atualmente vereador na Câmara Municipal de Alandroal, eleito pelo Movimento Independente DITA, para o mandato 2013-2017.

Populares