Uma das atividades do projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” consiste na criação e dinamização da uma rede colaborativa ao nível das autarquias, enquanto espaço de partilha, discussão e de ação em relação às problemáticas das alterações climáticas e escassez hídrica.
De acordo com a informação avançada na página oficial de facebook da iniciativa, desde o início da divulgação da Rede, no final de julho de 2021, já aderiram à mesma entidades de 21 municípios do Alentejo, incluindo 20 Câmaras Municipais e 1 entidade gestora da água.
Ao aderir à Rede as entidades estão a evidenciar o seu compromisso com os desígnios da adaptação às alterações climáticas e gestão sustentável da água, mas também a reforçar a sua capacidade institucional para dar resposta aos desafios ambientais no Alentejo.
Este projeto é promovido pela APA em parceria Associação de Defesa do Património de Mértola e é cofinanciado pela UE através do Alentejo 2020.
Já aderiram à iniciativa, de acordo com a publicação efetuada, os Municípios de Alandroal, Alcácer do Sal, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Borba, Cuba, Grândola, Mértola, Monforte, Montemor-o-Novo, Mora, Moura, Mourão, Odemira, Portel, Redondo, Serpa, Vendas Novas e Vila Viçosa, bem como a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Beja.