Decorre desde o passado dia 18 de dezembro a Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025”, desenvolvida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) com o objetivo de zelar pela segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado.
Entre os dias 20 e 25 de dezembro, de acordo com a GNR foram fiscalizados 56 911 condutores. 609 conduziam com excesso de álcool e, destes, 308 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 95 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 1 231 acidentes, dos quais resultaram 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos leves.
No que diz respeito ao Alentejo, na véspera e dia de Natal registaram-se 26 acidentes, 13 deles no distrito de Portalegre e todos no dia 25 de dezembro. Segue-se o distrito de Beja com 7 acidentes e o de Évora com seis.
No que diz respeito a estes acidentes, deles resultaram 3 feridos graves e 6 feridos leves.
A operação da GNR vai manter-se até ao dia 2 de janeiro com esta força de segurança a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
- Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
- Excesso de velocidade;
- Utilização indevida do telemóvel;
- Utilização correta do cinto de segurança e do SRC;
- Falta de inspeção periódica obrigatória;
- Falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
- Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.