A 3.ª edição de Évora Experimental – EV.EX22 decorre em Évora, em diversos locais, durante o mês de julho, com um programa de arte experimental e iniciativas que se prolongam até setembro. EV.EX22 é uma produção de Oficina do Espírito/Associação Invencionarium em coprodução com a Câmara Municipal de Évora, com o financiamento de Direção – Geral das Artes e o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), entre outros.
O tema desta 3ª edição do Évora Experimental 2022 é a Compaixão e o programa integra as seguintes iniciativas:
1. A Global Multimedia Poetry Stands – GMPS22 – de 2 de jul. a 4 de set. – aplica as técnicas e tradição da mail-arte, na versão e-mail arte e executa a instalação numa torre de 2x2x4m, de trabalhos de escrita assémica em formato 40x40cm com 2 écrans interativos montados no mesmo dispositivo, com capacidade para 150 obras de 50 de artistas dos 5 cinco continentes da Terra resultado de um call internacional.
2. As Escritas Poligráficas 2022-07-09 2022-08-28 é uma exposição das escritas experimentais de origem caligráfica com a participação de 15 artistas do sul da Europa, árabes, asiático/as e americano/as, com diferentes linguagens gráficas nas sua expressão poética. As convenções da escrita são desafiadas graficamente, pelo ultraismo compósito que reencarna o passado no presente, numa metamorfose que não respeita a gramática nem a prosódia de antanho, prefere a representação dos objetos e as subjetividades do autor atualista.
A realidade portuguesa não deixa de exigir um esforço de apoio e divulgação das criações sobre o experimentalismo do século XXI. Nesse sentido será feita a roda de conversa, Sociografia das Poéticas Experimentais em Portugal. Iremos viajar pelo interior do processo de criação . técnicas, suportes e processos – dos autores das escritas experimentais, assim como, equacionar os seus contributos para a criação artística, os valores e mensagens, a perceção que a sociedade em geral tem dessas atividades.
3. As Escritas do Corpo 2022-07-23 apresentam a performance Bilhetes Postais, uma intervenção pós-minimalista com a duração de 45 minutos envolvendo poesia verbo-sono-visual, música, vídeo e criação de poemas visuais em tempo real a partir de uma mesa de luz projetados em tela. Trata-se de uma criação multimédia que produz diálogos com o público e improvisações , que revelam uma escrita de corpos e sons, com referenciais cosmo visionários e saudades imaginadas e elementos do quotidiano.
4. A Caixa de Vídeo 2022-07-23 é dedicada à video-poesia. Faremos a apresentação de vídeo-poemas produzidos entre 2020 e 2021 durante duas horas, salientando as suas interligações semióticas com a literatura comparada e as novas tecnologias.
5.A Ebográfica 16 .17,18 Julho realiza um curso de escrita criativa incluindo exercícios de poesia-acção, apresenta os objectos produzidos por 10 editores portugueses independentes e fará reunir em roda de leitura poetas portugueses.
6. A Tecnologias Digitais e Interativas 2022-07-18 2022-07-23 é uma oficina de experimentação com escrita digital baseada em sensores em plantas, LDR e interfaces que desenvolvem perceções de sensibilidade ecológica e de sustentabilidade entre tecnologia e natureza.
Consulte AQUI o cartaz/programa geral