Tal como a Rádio Campanário noticiou ontem, a exposição “Missiva de Amor e Ódio(link is external)” que marcou o arranque do 1º Évora Pride(link is external) esta terça-feira, com vários trabalhos expostos na Igreja de São Vicente, em Évora, foi ontem vandalizada.
Segundo comunicado enviado à nossa redação pelo Comando Distrital da PSP de Évora ontem, cerca das 13H20, este comando foi contatado, para se deslocar à Igreja de São Vicente, no Largo de São Vicente em Évora, onde havia notícia de ter ocorrido vandalismo numa exposição de artes visuais intitulada “Amor e Ódio” e inserida num conjunta de iniciativas alusivas ao evento Évora Pride – 2023.
De imediato, esclarece a PSP, foram mobilizados meios policiais ao local tendo-se apurado que foram provocados danos em várias peças de arte aí expostas, bem como roubadas duas outras peças artísticas.
À chegada da PSP os autores dos crimes, pode ainda ler-se na referida nota, 3 homens de aparência caucasiana, já se haviam colocado em fuga, tendo, durante o cometimento dos ilícitos restringido a liberdade de um funcionário da Autarquia de Évora que se encontrava no local.
Os factos apurados foram comunicados à Polícia Judiciária que se deslocou ao local.
A PSP de Évora informa ainda que, no âmbito das suas competências previstas na Lei n.º 53/2007, de 31 de agosto, encontra-se a preparar as medidas de segurança necessárias para garantir a realização do evento, com vista a garantir o exercício de direitos e garantias dos cidadãos, bem como a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança de pessoas e bens.