Redondo, 22 de setembro de 2024 – A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e os seus municípios associados celebram este domingo, 22 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições de Redondo, a 30ª edição da Festa da Malha.
O evento, icónico na região, celebra três décadas de história, tradição e convívio intergeracional, perpetuando o legado de um dos jogos populares mais enraizados na cultura alentejana.
David Galego, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, em declarações à Rádio Campanário realçou a importância desta iniciativa “ são 30 anos de um evento que se mantém com uma vitalidade imensa” acrescentando que na edição deste ano estão cerca de “400 participantes”.
O responsável destaca “o espírito de genuinidade desta festa, da cultura popular , uma prática desportiva acessível a todos, onde conseguimos ter cada vez mais participantes de todas as idades o que é de facto salutar para poder dar continuidade a este projeto.”
A Festa da Malha, que teve início a 5 de outubro de 1993, por iniciativa da então AMDE – Associação de Municípios do Distrito de Évora, chega ao seu 30º aniversário com o mesmo entusiasmo que a caracterizou desde o princípio. Este evento anual tornou-se uma celebração essencial do património lúdico e cultural da região, sendo amplamente reconhecido e aguardado pelos participantes.
Nesta 30ª edição, para além do tradicional torneio de malha, foi ainda inaugurada uma Exposição Fotográfica “30 Anos da Festa da Malha”, composta por 19 fotografias captadas por António Carrapato, reconhecido fotógrafo, que retratam o espírito e a vivência deste evento ao longo dos anos.
A este propósito o Presidente da CIMAC frisou que “é mais uma forma de evidenciar a essência desta festa de âmbito popular.” David Galego sublinha por último que este é, acima de tudo “um dia de partilha , de convívio”.
O Jogo da Malha, enraízado na comunidade , é muito mais do que uma simples competição e esta Festa, reflete o esforço e a dedicação de todos os que, ao longo dos anos, contribuíram para a sua organização e sucesso.
A CIMAC reitera o compromisso de “preservar esta herança desportiva e cultural, promovendo o convívio, a inclusão e o respeito pelas tradições que definem o território” concluiu o responsável.
Veja as imagens