A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa vai assinalar os 40 anos da visita de São João Paulo II ao Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, que teve lugar em 14 de maio de 1982.
Neste dia vão decorrer várias iniciativas que recordam a presença do papa em Vila Viçosa.
Pelas 10h00, junto ao busto de São João Paulo II, localizado no adro do santuário de Nossa Senhora da Conceição, haverá mensagens de paz e recolha de bens que serão enviados para a Ucrânia.
Pelas 11h00 segue-se a celebração da Eucaristia e pelas 15h00, no Museu de Arte Sacra, vai ser inaugurada uma exposição fotográfica sobre a visita do Papa João Paulo II.
Para terminar estas celebrações, pelas 16h00, realiza-se um concerto pelo grupo «Corteto».
Estas iniciativas foram planeadas pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, em associação com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, o Agrupamento de Escuteiros, o Museu de Arte Sacra, a Catequese Interparoquial e a Rádio Campanário, e têm como objetivo “reforçar o conhecimento da mensagem de São João Paulo II, assim como o seu papel muito importante para a história do século XX, e também na transição para o século XXI”, acentua.
Recorde que o ano de 1982 ficou na memória de todos os calipolenses e na história de Vila Viçosa.
No dia 14 de Maio de 1982, a Princesa do Alentejo, num momento único, recebeu a mais alta figura da Igreja Católica à data: o Papa João Paulo II.
O Helicóptero que transportou chefe da Igreja Católica aterrou no Palácio de Vila Viçosa num momento de grande emoção para todos os calipolenses assim como para todos os alentejanos que vieram de outras partes da região Alentejo.
A recepção reuniu uma verdadeira multidão, dispersa pela Praça da República, numa demonstração de fé sem igual. Numa verdadeira imensidão de lenços no ar, os fiéis acenavam e o Papa João Paulo II retribuia a partir do automóvel papal.
Veja o vídeo: