Já está na estrada a 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta.
A partida ocorreu esta manhã em Castro Verde. A prova, também apelidada da “Alentejana” decorre até ao próximo domingo e irá percorrer 32 concelhos do Alentejo, num percurso total de 852 quilómetros, que termina em Évora.
De Castro Verde partiu esta manhã um pelotão de 18 equipas (12 portuguesas e 6 internacionais) em direção a Almodôvar, passando por Mértola, Serpa e Beja, cidade onde termina esta primeira etapa da prova.
A prova é composta por cinco etapas:
–21 de março – 2ª Etapa: Vidigueira a Grândola (180,9 km) No segundo dia, os ciclistas partem de Vidigueira rumo a Grândola, enfrentando um percurso de 180,9 km que testará a sua resistência e estratégia em plena região alentejana.
–22 de março – 3ª Etapa: Mourão a Reguengos de Monsaraz (168,4 km) A terceira etapa leva os participantes de Mourão a Reguengos de Monsaraz, num trajeto de 168,4 km que atravessa paisagens deslumbrantes e patrimónios únicos do Alentejo.
–23 de março – 4ª Etapa: Monforte a Castelo de Vide (147,7 km) A etapa rainha desta Volta, com partida em Monforte e chegada em Castelo de Vide, estende-se por 147,7 km. Marcada por seis contagens de montanha desafiantes, incluindo o Cabeço do Mouro, a Serra de São Mamede, Porto da Espada, Marvão e duas ascensões à Serra de São Paulo, esta etapa é decisiva na luta pelo pódio.
–24 de março – 5ª Etapa: Nisa a Évora (187,9 km) A prova encerra com uma etapa de 187,9 km, de Nisa até à histórica Praça do Giraldo em Évora. Este último desafio não só testa o limite dos ciclistas como celebra a chegada dos heróis da “Alentejana” ao coração do Alentejo.
A iniciativa é organizada pela Podium Events, em parceria com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a UCI Europe Tours, contando com o apoio dos Municípios Alentejanos.
Fotos: Município de Castro Verde