O alentejo é uma das regiões mais autênticas de Portugal, pela cultura, tradições, arquitetura, enogastronomia e sobre tudo a receptividade do povo alentejano.
Para além disso, o Alentejo é a maior região do país. Conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.
É ainda detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo.
Confira a lista de destinos Uma das regiões mais autênticas de Portugal:
Évora
Évora é a maior cidade alentejana. O centro histórico foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com edificações como o Templo de Évora, construído pelos romanos; a Igreja de São Francisco, que começou a ser edificada no século 15; e o Aqueduto da Água de Prata, erguido no período renascentista.
Mértola
Mértola há centenas de anos, foi uma cidade romana.
Mais tarde, foi a capital de um reino árabe. É considerado um lugar que preserva relíquias desses diferentes povos, como a mesquita, que hoje funciona como igreja católica, e o seu castelo, que foi a sede da Ordem de Santiago no século 14.
Mertóla é sítio calmo e relaxante.
Conta com atratividades como o Parque Natural do Vale do Guadiana e a cascata Pulo do Lobo.
Mourão
É uma vila à beira do Alqueva – o maior lago artificial da Europa.
Pode ainda conhecer o castelo de Mourão, que foi construído em 1343 no alto de uma colina.
A vila tem várias praias fluviais.
Existem outros como o Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e o Parque de Merendas, perfeito para um delicioso piquenique ao ar livre.
Serpa
Esta vila alentejana possui um centro histórico muito bem preservado, e um passeio por suas ruas estreitas de pedras rodeadas por casas pintadas de branco é obrigatório para aqueles que a visitam.
Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, e o monumental aqueduto com arcada italiana é imperdível.
Vila Viçosa
Vila Viçosa possuí belos castelos e igrejas. Para além disso, foi um grande centro produtor de mármore.
É possível observar como este tipo de pedra foi usada para adornar diferentes construções, sendo casas da nobreza.
O principal exemplo é o Paço de Vila Viçosa, ffoi antiga residência da família real portuguesa que conta com a fachada de 110 metros de comprimento totalmente revestida com o material.
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.