A Santa Casa da Misericórdia de Borba encerrou na noite desta sexta-feira as comemorações dos 500 anos da Instituição.
Com o lema “sempre junto da comunidade”, a Santa Casa da Misericórdia de Borba realizou durante todo o ano de 2024 um conjunto de eventos para celebrar a efeméride dada a importância de mais de 500 anos de vida desta Misericórdia, uma data marcante para uma instituição que, ao longo dos séculos, tem desempenhado um papel essencial na comunidade através das suas diversas valências.
O Pavilhão de eventos de Borba encheu com funcionários, entidades e mesa administrativa que juntos e a uma só vez celebraram uma das instituições mais importantes do concelho de Borba.
Rui Bacalhau, Provedor da Misericórdia, na sua intervenção recordou o passado, a forma como esta Misericórdia nasceu, deixando um agradecimento profundo a todos os que ao longo dos anos têm contribuido para o seu crescimento. O responsável destacou as medidas que a Instituição tem implementado no sentido da valorização dos trabalhadores considerando que “o crescimento da Misericórdia a eles se deve”sendo essa distinção mais do que justa.
O Provedor da Misericórdia aludiu ás dificuldades que o setor social enfrenta nos dias de hoje salientando que o voluntariado existente nas Instituições, factor que deve ser valorizado.
“500 anos não são 500 dias” enaltece Rui Bacalhau que conclui referindo “estamos todos de parabéns: a Instiutuição, os trabalhadores, os órgãos sociais e a vila de Borba; Borba merece uma instituiçãocom este calibre e esta qualidade.”
A Rádio Campanário esteve presente e mostra-lhe as imagens: