No ano de 2013, mais de 500 mil consumidores recorreram à Associação de Defesa do Consumidor – Deco, um acréscimo de 15% face ao ano anterior.
Das 501 744 queixas à Deco, incluem-se 19 486 pedidos de informação presencial, 17 mil processos de mediação e 444 mil pedidos de informação por escrito ou por telefone.
Em declarações à Rádio Campanário, a jurista Mara Constantino disse que “os portugueses já se habituaram a reclamar e a reivindicar os seus direitos”, referindo que, “no topo das reclamações estão as telecomunicações (54 440) derivado do TDT (Televisão Digital Terrestre) e as denúncias de publicidade enganosa”.
Os serviços financeiros estão em segundo lugar entre os que registaram maior número de reclamações, com mais de 39 mil queixas, e os serviços como a água e a eletricidade, em terceiro, com quase 28 mil.
Mara Constantino refere ainda que “a Deco terá que antecipar problemas e implementar estratégias e programas de ação para melhor defender os consumidores, contribuindo para uma maior justiça social e uma maior qualidade de vida”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Deco%20reclamacoes_13MARCO14.MP3{/play}
Em 2012 as queixas apresentadas tinham aumentado para 435 mil, mais 19% face ao ano anterior.
Dia 15 de março a Deco assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.