Oito infraestruturas desportivas no Alentejo serão renovadas ao abrigo da edição de 2020 do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID), num total de mais de 100 infraestruturas desportivas a nível nacional.
De acordo com nota envidada pelo Ministério da Educação, a lista dos espaços que serão alvo de intervenções resulta de um número significativo de candidaturas que, de ano para ano, tem vindo a aumentar, atestando a relevância deste programa.
O PRID foi lançado em 2017 pelo Governo, dada a inexistência de planos/fontes de financiamento destinadas à requalificação de infraestruturas desportivas, bem como a inexistência de fundos comunitários aos quais clubes e associações se possam candidatar, no atual quadro financeiro de apoio.
Nesta quarta edição, foram alocados mais de 2 milhões de euros (que devem ser majorados com investimento local), distribuídos de norte a sul do país. A região Norte verá 25 infraestruturas reabilitadas ao abrigo do PRID 2020, o Centro, 26; Lisboa e Vale do Tejo, 30; Alentejo, 8; e o Algarve, 9.
As oito candidaturas aprovadas no Alentejo são: Conservação das infraestruturas do Moura Atlético Clube; Beneficiação interior/exterior dos balneários e arrecadação do Campo de Futebol de Albernoa (Beja); Beneficiação das infraestruturas no Complexo Desportivo de S. João de Negrilhos (Aljustrel); Reabilitação e ampliação das instalações de apoio do campo desportivo de Aldeia dos Fernandes (Almodôvar); Substituição do relvado sintético no Campo de Futebol Virgílio Durão (Reguengos de Monsaraz), Substituição do relvado sintético no campo de futebol do Parque Desportivo de Borba; Conservação do polidesportivo da Alameda 25 de Abril, em Gavião; Remodelação e requalificação das infraestruturas desportivas do Sport Nisa e Benfica. Estas oito candidaturas alentejanas aprovadas terão a comparticipação financeira do IPDJ no total de 220 mil euros.
As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, designadamente nas seguintes áreas:
- Adaptação e melhoramento das acessibilidades para mobilidade reduzida;
- Balneários e espaços sanitários;
- Eficiência energética (painéis solares, iluminação LED, entre outras);
- Remoção de amianto;
- Pisos desportivos;
- Coberturas, muros e bancadas;
- Ampliação de valências existentes.
As quatro edições do PRID envolvem a reabilitação de cerca de quatro centenas de infraestruturas desportivas, num investimento global de mais de 20 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, cerca de 7 milhões de euros.
Pode consultar a lista aqui.