94 anos após a primeira edição, em 1927, a principal competição do ciclismo português ainda continua a apresentar estreias. Ponte de Sor é a novidade da 82ª Volta a Portugal Santander que vai para a estrada entre 4 e 15 de agosto. A cidade do distrito de Portalegre será ponto de Partida, a 6 de agosto, da 2ª etapa vincando a presença do Alto Alentejo na prova, numa parceria com os municípios do Crato, Portalegre, Castelo de Vide e Nisa, que, em conjunto, reuniram condições para proporcionar esta oportunidade à região, conforme comunicado enviado à RC.
Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, comenta a iniciativa como uma resposta ao desafio lançado ao território, e a Ponte de Sor em particular. “É com enorme satisfação que podemos reforçar a dinâmica desportiva do nosso concelho com a Volta a Portugal, que dispensa apresentações. Apesar das restrições devido à pandemia, a prova vem acrescentar valor, ânimo e positividade na vida das pessoas”.
Além da autarquia de Ponte de Sor, também os presidentes do Crato e de Castelo de Vide já se pronunciaram, orgulhosos, sobre a presença alentejana na grande festa desportiva e popular de agosto.
Para Joaquim Diogo, da Câmara Municipal do Crato, tem o significado de um regresso. “É um vislumbre do regresso à normalidade, restaura a esperança e renova a fé que temos em ultrapassar a pandemia”.
António Pita, da Câmara Municipal de Castelo de Vide, congratula-se pela possibilidade de promover o território alentejano e em particular o alto Alentejo. “Um evento como este permite levar à maioria dos portugueses as bonitas paisagens que temos. Encaramos a Volta como um fator promocional extremamente positivo porque é mais uma maneira de dar visibilidade ao Alentejo”.
Com partida em Ponte de Sor, os 162 quilómetros desta 2ª etapa, na sexta-feira, 6 de agosto, vão conduzir a “Caravana” a Castelo Branco e representarão a antecâmara de um fim de semana recheado de dificuldades na Serra da Estrela.